Aloe vera (Aloe barbadensis Miller), também conhecida como “babosa” no Brasil, é um tipo de planta suculenta vastamente usada em cosmetologia e medicina natural nos dias de hoje devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Há mais de 400 tipos da planta aloe vera e a sua estrutura é composta de folhas que têm uma camada externa que protege o gel que é contido dentro da folha. A camada mais externa da planta tem propriedades purgativas, antibacterianas, anticâncer, antifungal e também antioxidantes. No geral, a babosa ajuda nos processos de rejuvenescimento da pele, cicatrização e hidratação.
Não é de hoje que a aloe vera vem sendo utilizada. Há relatos de que Nefertiti e Cleópatra, no antigo Egito, usavam babosa regularmente para cuidados de beleza. Nos tempos de Alexandre, o grande, também havia relatos. Até mesmo Cristóvão Colombo relatou que a aloe vera era utilizada em feridas de soldados como forma de ajudar na cicatrização, por ter propriedades antibacterianas
Em períodos mais atuais, nos anos 30, a babosa começou a ser usada no tratamento de doenças crônicas e de dermatitis por radiação.
Muitas são as propriedades desta planta. As que estão diretamente ligadas à pele podem ser definidas como:
Propriedade antioxidante
Radicais livres são componentes naturalmente produzidos pelo corpo humano e que têm algumas ações maléficas, como oxidação do DNA, de lipídios e proteínas. Como resposta, o corpo produz enzimas e vitaminas antioxidantes, que têm a função de combater os radicais livres.
Quando há um desequilíbrio entre a produção de radical livre e a resposta antioxidante, um estresse oxidativo é criado e desenvolve processos de envelhecimento e algumas doenças, como o câncer. A Aloe vera é rica em vitaminas como vitamina A, E e C que, por natureza, são antioxidantes. Além disso, contém vitamina B12, ácido fólico, magnésio, sódio, zinco, cálcio, cromo e potássio, que contribuem com o sistema enzimático e com a disputa contra radicais livres, melhorando o estado geral da pele.
Hidratação e rejuvenescimento
A aloe vera promove a ação dos mucopolissacarídeos. que ajudam na hidratação da pele enquanto fibroblastos são estimulados a produzir colágeno e elastina, fibras que deixam a pele mais elástica e diminuem rugas de expressão. Os aminoácidos suavizam as células da pele e o zinco age como adstringente nos poros.
Ação anti-inflamatória, analgésica e antisséptica
Como dito antes, a aloe vera tem ação anti-inflamatória, analgésica e antisséptica. Ela contém oito enzimas, como a Bradikinase, que colabora no processo anti-inflamatório quando aplicada topicamente na pele. Além disso, contém esteróides naturais como colesterol, campestreol e lupeol, que garantem regulação no processo inflamatório, além de ter ação antisséptica e analgésica.
De forma geral, a aloe vera tem agentes antissépticos, tais como Lupeol,
ácido salicílico, uréia nitrogenada, fenol e sulfúrico, que inibem ações de vírus, bactérias e fungos.
Cicatrização da pele
A aloe vera aumenta a quantidade de colágeno na ferida, além de modificar a composição do mesmo, obtendo mais colágeno do tipo III. Devido a isso, a contração da ferida é acelerada e ocorre um aumento na força de ruptura que formará tecido cicatricial. Contudo a babosa age na superfície da pele e está diretamente associada ao processo de cicatrização da pele, devido às suas propriedades.
Como visto, muitas são as propriedades e benefícios da aloe vera para a pele. Porém, como todo tratamento natural ou químico, um médico especialista deve ser consultado para garantir que o melhor tratamento seja escolhido e os melhores resultados sejam obtidos.
Você também pode gostar
Artigo publicado com garantias médicas, em colaboração com grupo científico do doctoranytime.
Referências:
Surjushe, A., Vasani, R., & Saple, D. G. (2008). Aloe vera: a short review. Indian journal of dermatology, 53(4), 163–166.
J. Richardson, J.E. Smith, M. McIntyre, R. Thomas, K. Pilkington, Aloe Vera for Preventing
Radiation-induced Skin Reactions: A Systematic Literature Review, Clinical Oncology, Volume 17, Issue 6, 2005, Pages 478-484, ISSN 0936-6555.
Miladi, Sonia & Mohamed, Damak. (2008). In vitro antioxidant activities of Aloe vera leaf skin extracts.
Journal de la Société Chimique de Tunisie. 10.