A carambola é um fruto exótico, originado de uma árvore chamada de Averrhoa carambola, nativa da Índia e muito conhecida na China. Nos EUA, o fruto é conhecido como fruta-estrela, devido ao seu formato similar a uma estrela quando cortado em sentido oblíquo.
A fruta proporciona diversos benefícios à saúde, pois contém muitos nutrientes e substâncias que possuem ação antioxidante no organismo, mas quando é consumida em excesso, pode ser prejudicial aos rins por conter grande concentração de oxalatos.
A carambola foi introduzida no Brasil no ano de 1817, sendo cultivada em quase todo o país, mas possui maior popularidade na região Nordeste. É mais fácil de encontrá-la nos mercados durante os meses de junho, julho e agosto, mas em algumas vezes, o seu cultivo é feito durante o ano todo, sendo assim de mais fácil acesso.
As formas de consumir a carambola são extremamente variadas de acordo com cada região. Quando maduras, são ingredientes de saladas, do preparo de sucos, geleias, caldas e também é válido enfatizar que o seu suco puro é usado para temperar alimentos. Além do consumo humano, o suco da carambola pode ser útil na remoção de manchas (quando o assunto é limpeza) e para polir metais.
Há boatos de que a Carambola faz mal à saúde, e como já citamos acima, se consumida em excesso pode ser prejudicial aos rins. A verdade é que, pessoas com problemas renais não devem exagerar no consumo da fruta, pois no ano de 2017, a University Malaya Medical Centre, fez um estudo que comprovou que a carambola representa em alguns casos, riscos para estas pessoas, pela presença de uma neurotoxina não existente em outras frutas.
Você também pode gostar
O fato é que essa toxina não oferece riscos a quem possui o organismo saudável, pois ele é capaz de eliminar todas as toxinas de forma natural. Já quem possui problemas renais, poderá ser afetado pela toxina, pois os rins terão dificuldade de elimina-las.
Mas calma! Tudo na vida carece de atenção, sejam os mais simples alimentos ou os mais complexos, qualquer exagero pode prejudicar a sua saúde. A carambola é uma fruta que possui inúmeros benefícios ao organismo por ser rica em fósforo, cálcio e ferro, ser fonte de vitaminas A, do complexo B e C e por conter antioxidantes.
Veja alguns benefícios da fruta:
1 – Melhora o funcionamento do intestino: Por ser rica em fibras, a carambola previne a constipação e prisão de ventre, auxiliando o intestino a funcionar corretamente;
2 – Digestão: Ainda por ser rica em fibras, a fruta tem o poder de melhorar a digestão dos alimentos;
3 – Ajuda na prevenção de resfriados: Todos sabem que a vitamina C é uma substância imprescindível quando uma gripe se apresenta. A carambola é rica nesta vitamina que diminui as infecções do organismo e fortalece a imunidade;
4 – Hidratação: A fruta possui em sua composição grande quantidade de água, sendo assim um meio favorável de hidratar o organismo e evitar ressecamentos de pele;
5 – Emagrecimento saudável: Por ser pouco calórica, a carambola pode ser consumida em dietas, pois proporciona sensação de saciedade e ainda fortalece o organismo com seus nutrientes;
6 – Mantém a saúde da pele: Os antioxidantes que estão presentes na composição da carambola combatem o envelhecimento precoce e ainda auxiliam em problemas como acne e cravos.
Além destes 6 benefícios, alguns estudos feitos no decorrer dos anos comprovaram que a carambola pode beneficiar ainda mais o organismo, pois:
– Tem o poder de prevenir o câncer de fígado;
– Baixa o nível de colesterol;
– Ajuda a prevenir a formação de células de gordura;
– Age como anti-inflamatório;
– Diminui a febre;
– Previne o escorbuto;
– Estimula o apetite;
– As suas sementes podem aliviar a cólica e crises de asma.
Foque nos benefícios da fruta e lembre-se: consuma qualquer alimento de forma consciente!