Arbusto nativo do Mediterrâneo, o alecrim realça o sabor de sopas, molhos e carnes. O que você talvez ainda não saiba é que ele tem várias propriedades medicinais. Os benefícios do chá, óleo essencial e da tintura fazem do alecrim um fitoterápico poderoso alvo de pesquisas científicas. Confira aqui algumas indicações e aprenda como usar o alecrim para melhorar a saúde.
Fortalece o sistema imunológico
O alecrim possui ação antioxidante, anti-inflamatória e expectorante, características que ajudam a combater resfriados, gripes, alergias e crises de asma.
Para o alívio dos sintomas, ferva o alecrim com água e inale o vapor para descongestionar garganta e pulmões. Respirar o óleo essencial também ajuda a limpar as vias respiratórias.
Melhora a circulação
A planta potencializa a produção de células vermelhas, melhora a circulação e a oxigenação dos órgãos.
Protege o sistema digestivo
Nutrientes como cálcio, potássio, magnésio, fósforo e sódio são benéficos para o sistema digestivo. Beba o chá de alecrim para melhorar a digestão, tratar dor de estômago, prisão de ventre, diminuir gases intestinais e limpar o fígado.
Combate dores
A erva aromática alivia a enxaqueca, cólicas menstruais, entorses, artrite e reumatismo. Para crises de enxaqueca, ferva o alecrim com água, cubra a cabeça com uma toalha e cheire o vapor por 10 minutos. As cólicas menstruais melhoram com o chá. Já para as dores causadas pelas entorses, artrite e reumatismo, o melhor são as compressas de alecrim ou óleo essencial.
Melhora o sistema nervoso
O alecrim é um grande aliado do sistema nervoso. Para começar, ele diminui o estresse, o que contribui para melhorar o humor. O ácido carnósico contido na planta ainda evita e trata o Mal de Alzheimer, segundo uma pesquisa americana. Cheire folhas de alecrim esmagadas ou picadas, ou então, inale o óleo essencial e sinta os efeitos.
Previne o câncer
A substância carnosol ajuda a prevenir câncer de mama, próstata, cólon, pele e leucemia. Estudos realizados com ratos constataram que tumores mamários diminuíram em 76% nos animais expostos à erva.
Você também pode gostar
O alecrim é ótimo, mas, atenção: o chá é contraindicado para gestantes, mulheres amamentando e bebês. Inclua-o na sua rotina e melhore a saúde. Estamos curiosos para saber os efeitos do alecrim na sua vida.