Você também pode gostar de:
Algo sobre o chuchu:
Embora seja chamado de “legume”, o chuchu é um fruto (assim como o tomate). Pertence à família das curcubitáceas (da qual também fazem parte a abóbora, melancia, pepino, abobrinha e melão). Cultivado desde a Antiguidade, diz-se que ele é originário do México e da América Central (especialmente Costa Rica e Panamá).
O chuchu pode ser plantado em qualquer lugar e é um fruto bastante versátil.
Quem vê cara não vê coração:
Você pode até achar meio chocho à primeira vista, mas são vários os benefícios do chuchu: ele é rico em fibras dietéticas e é pouco calórico (100 gramas de chuchu apresentam apenas 20 calorias). Para quem faz dieta de perda de peso, o chuchu é um grande aliado.
Apesar de ser considerado insosso por muita gente, o chuchu é um alimento muito rico: contém vitaminas A, C e do complexo B (folato, riboflavina, piridoxina e tiamina), antioxidantes e minerais como magnésio, ferro, cálcio, zinco, fósforo, entre outros.
Os benefícios do chuchu:
Pela vasta quantidade de nutrientes, já é de se supor que o chuchu tenha inúmeros benefícios. O fruto ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a manter o coração saudável, pois diminui os níveis de colesterol ruim.
Graças à presença de antioxidantes, ele ajuda no combate aos radicais livres, podendo ser um reforço para prevenir o envelhecimento e também o câncer.
A presença de cálcio, magnésio e fósforo permite que ele seja um aliado no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças como a osteoporose.
A boa quantidade de potássio auxilia o bom funcionamento dos rins e ajuda a evitar a formação de cálculos renais. Atenção, gestantes: o chuchu deve ser frequente na sua dieta, pois ele contém ácido fólico, nutriente essencial à formação fetal. Além de todos esses benefícios, o chuchu é excelente fonte de energia (graças ao manganês), ajuda você a emagrecer de forma saudável, fortalece o sistema imunológico e ainda é ótimo para cabelos e pele.
Depois de conhecer todos os benefícios do chuchu, com certeza você vai olhar o chuchu com outros olhos. E para desmistificar a ideia de que o sabor é sem graça para certos paladares, deixamos aqui duas receitas inusitadas que comprovam a versatilidade desse fruto maravilhoso e que vão te ajudar a sair do lugar comum gastronômico.
Receitas
Bolo doce de chuchu
(Retirado do site “Cinco Quartos de Laranja”)
Esta receita traz um doce à base de chuchu que não é uma daquelas “falsas” compotas, e conta com especiarias e nozes.
Ingredientes:
- 300 g de farinha de trigo T55;
- 80 g de nozes picadas;
- 1 colher (de chá) de fermento em pó;
- 235 g de açúcar amarelo;
- 2 ovos;
- 5 g de canela;
- 7,5 g de açúcar baunilhado;
- 1 pitada de noz-moscada;
- 175 g de manteiga sem sal;
- 150 g de chuchu cozido (pesado sem pele);
- 1 pitada de cravinho em pó;
- Raspa de 1 laranja;
- Raspa de 1 limão;
- 1 pitada de sal.
Preparo:
Bata a manteiga com o açúcar. Adicione os ovos um a um, batendo a cada adição. Triture com a varinha mágica o chuchu até obter um puré e junte com o sal e o açúcar baunilhado. Mexa bem. Adicione as especiarias, a raspa de laranja e limão, a farinha e o fermento. Polvilhe 60 g de nozes com um pouco de farinha e envolva no preparado.
Coloque a massa numa forma redonda com furo, untada com manteiga ou margarina.
Disponha o restante das nozes picadas por cima da massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C durante 40 minutos em média. Antes de retirar do forno, verifique, com a ajuda de um palito, se o bolo já está cozido.
Casquinha de chuchu com leite de coco
(Retirado da revista “Cozinha Prática)
Ingredientes:
- 1 cebola pequena picada;
- 2 dentes de alho amassados;
- 1 colher (chá) de azeite;
- 1 chuchu grande descascado e ralado grosso;
- 2 colheres de sopa de purê de tomate;
- 1/2 xícara de água;
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
- 4 colheres (sopa) de leite de coco;
- 1 colher (sopa) de coentro picado.
Para a cobertura:
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado;
- 2 colheres (sopa) de farinha de rosca.
Preparo:
Doure a cebola e o alho no azeite. Adicione o chuchu, o purê de tomate e a água. Quando o chuchu estiver macio, acrescente a farinha, o leite de coco e o coentro. Mexa bem e retire. Distribua em 8 mini caçarolas. Misture o queijo parmesão e a farinha de rosca e polvilhe em cada uma das minicaçarolas. Leve ao forno pré-aquecido a 200 °C durante 10 minutos.
Nossa dica, em adição a esta maravilhosa receita: para mais frescor e saúde, experimente usar o leite de coco caseiro (feito na hora).
Com estas duas receitas incríveis, certamente você também poderá desfrutar os benefícios do chuchu nos quesitos versatilidade, sofisticação e sabor.