O inhame é um tubérculo, assim como a batata, que fornece uma quantidade alta de carboidratos. Os carboidratos são uma fonte de energia muitas vezes recusada pelas pessoas que querem emagrecer. Entre os benefícios do inhame, no entanto, há uma qualidade que pode subverter essa lógica.
Além de ser uma fonte de carboidratos, o inhame também é rico em fibras. Ou seja, esse tubérculo pode auxiliar na digestão dos alimentos e fornecer energia para o corpo simultaneamente. As fibras deixam de ser um dos benefícios do inhame quando ele é preparado na forma de suco.
Para o propósito de favorecer a digestão, o inhame deve ser consumido assado, cozido ou no vapor.
Ao seguir um desses preparos, você também poderá aproveitar outros benefícios do inhame.
Você também pode gostar
- Inhame: alimento funcional que equilibra hormônios
- Sopa de Inhame para reforçar sua imunidade
- A cozinha que satisfaz – Eu Sem Fronteiras
O fornecimento de potássio e de vitamina C auxiliam no controle da pressão arterial e no fortalecimento do sistema imunológico do corpo, respectivamente.
Entre os benefícios do inhame, também está o alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), como cólica (por conter magnésio, um relaxante muscular), inchaço (pela presença de fibras) e ansiedade (por estimular a liberação de serotonina, o hormônio que provoca uma sensação de felicidade).
Para aproveitar corretamente todos os benefícios do inhame, a seguir você vai encontrar algumas sugestões de consumo.
Lembre-se de que você pode criar as suas receitas e explorar ao máximo todas as formas de incrementar esse tubérculo.
Inhame cozido:
Para um preparo de inhame cozido, você deve descascar e lavar o tubérculo. Antes de colocar para cozinhar, seque bem o inhame, com um papel toalha. Você pode acrescentar à água do cozimento pedaços de cebola, de alho, shoyu e azeite. O sabor ficará mais sofisticado!
Inhame assado:
Para assar o inhame, você pode temperá-lo em uma assadeira usando sal, alecrim e azeite, como se fosse assar batatas. Se você quiser que o inhame fique bem macio, deve cozinhá-lo antes de levar ao forno médio por cerca de trinta minutos (a cada quinze minutos, vire os pedaços de inhame).
Inhame no vapor:
O preparo do inhame no vapor exige que você use uma peneira em cima de uma panela com água, que irá produzir o vapor para a peneira. Coloque o inhame, com casca, dentro da peneira. Você deve colocar uma tampa em cima da peneira e aguardar meia hora. Depois desse tempo, a casca irá se soltar e ele estará macio para consumir.
Agora que você conhece os benefícios do inhame e como aproveitá-los, inclua esse tubérculo versátil na sua dieta!