Em toda situação que tem um impacto grande para muita gente há um pedido coletivo e um pedido muito individual.
Coletivamente consigo enxergar a necessidade de desaceleração, inclusive a desaceleração interna. Tivemos que parar de circular externamente e agora também precisamos aprender a pausar, a ter mais cadência no dia a dia. Vejo a importância das ações conjuntas entre todas as pessoas e países, assim como da solidariedade.
Também sinto que há um pedido para nos apropriarmos de nossas vidas e de nossas coisas. Ao menos no Brasil, onde terceirizamos vários serviços, como beleza, limpeza, alimentação, criação dos filhos e assim por diante, precisamos, nesse momento, retomar e dar conta do que é nosso. É literalmente tomar a vida nas próprias mãos, como diria a Doutora Gudrun Burkhard, criadora da metodologia do Aconselhamento Biográfico.
Você também pode gostar
- Os desafios da convivência trazidos pelo novo coronavírus
- Dicas para manter sua saúde mental em dia mesmo durante a pandemia
- Saiba como aproveitar o isolamento social para transformar seu interior
Trazendo agora para o individual, em que momento da sua biografia chega essa pandemia?
O que você estava vivenciando e o que a vida estava te pedindo até tudo isso acontecer?
Acredito que o pedido não tenha sido feito agora, mas com a aceleração em que estávamos vivendo era difícil “ouvir” e, quando tudo está sendo colocado à prova é o momento ideal para pararmos e nos questionarmos.
O que queremos alimentar para que continue em nossa vida? O que já não faz mais sentido? Olhar por outra perspectiva o mundo também nos ajuda a olhar sob novos ângulos e encontrarmos respostas. E, por que não, nos fazer novas perguntas?
Escrever a sua história, pontuar os acontecimentos e fatos da sua vida, detalhar como você se sentiu em cada um deles pode te ajudar com esses questionamentos que propus. É uma oportunidade para visualizarmos fora e dentro, o que, aliás, são espelhamentos, não há divisão como imaginamos.
A ideia com esse resgate é para não repetir o passado e usá-lo para construir um futuro mais integrado e, quem sabe, ainda melhor. Que assim seja!
Se você precisar de ajuda com esse processo, me escreva. Atuo como aconselhadora biográfica e coach com base na antroposofia: contato@marisabussacos.com.br