Todo dono de cachorro já se deparou com a seguinte situação: você está na cozinha comendo uma banana e, de repente, surge seu pet abanando o rabinho na expectativa de receber um pedaço. Saborosa e nutritiva, a banana é uma fruta muito popular não apenas entre humanos e macacos, mas também entre os cães! Será, no entanto, que eles podem comê-la sem problemas? Ela é adequada para a dieta dos caninos?
A resposta é sim! Seu cão pode comer banana! Assim como determinadas frutas, ela pode ser acrescentada ao cardápio do seu cachorro, mas em quantidades moderadas. Por possuir fibras e antioxidantes, ela traz diversos benefícios ao organismo do bichinho. Por outro lado, a banana é um fruto rico em carboidratos, os quais ao serem metabolizados transformam-se em açúcar, o que provoca obesidade e outras doenças!
Como servi-la?
Antes de servi-la, verifique se o seu cão tem alguma intolerância ao fruto. Não é raro encontrar animais com alergia à banana e o mais adequado, nessa situação, é consultar um veterinário. Você pode, entretanto, fazer um teste e cortar um pequeno pedaço e oferecê-lo ao seu animal. Se ele recusar, não insista! Nas horas seguintes à ingestão, verifique se ele teve alguma reação adversa, como fezes com textura pastosa ou urticárias. Por ser uma pequena porção, os sintomas desaparecerão rapidamente. Caso persistam, procure imediatamente um veterinário.
Recomenda-se fatiar a banana em pequenos pedaços a fim de facilitar a mastigação e a digestão do seu cão. A banana deverá ser servida sempre sem a casca, pois além de dificultar a ingestão e a deglutição devido à sua rigidez, ela pode fazer seu cachorro engasgar, sem contar que esse componente da fruta possui ainda teores de potássio acima do recomendado para uma dieta canina, o que pode provocar diarreia no bichinho.
As porções poderão ser adaptadas conforme o tamanho do animal. Para cães de porte pequeno, sirva duas fatias finas, com cerca de um centímetro cada. Cachorros de porte médio e grande podem ingerir metade da banana.
Lembre-se de que a fruta não deve ser a base da alimentação do seu cachorro, pois assim como nós, os cães são onívoros. Isso significa que eles necessitam de uma dieta balanceada e que contemple diversos grupos alimentícios.
Benefícios da banana
A banana é uma excelente fonte de potássio e esse elemento exerce um papel fundamental no funcionamento dos músculos desses animais. Quem nunca ouviu dizer que banana é bom para evitar cãibras? Parece que isso se aplica também aos cães!
Além disso, graças à sua grande quantidade de fibras, ela auxilia no bom funcionamento do trato gastrointestinal. A banana contém também probióticos naturais, responsáveis por regularem a flora intestinal. Caso seu cachorro esteja com algum transtorno nessa região, como diarreia, seu veterinário poderá sugerir complementar a dieta dele com essa fruta.
Outro elemento presente na banana e muito benéfico para a saúde do bichinho é o magnésio. Responsável pela absorção das vitaminas no organismo, ele também atua na produção de proteínas, promovendo o crescimento e o fortalecimento ósseo do animal.
Contraindicações
Apesar de tantos benefícios nutricionais, a banana pode causar alguns problemas caso seja consumida em excesso. Portanto, evite servi-la em grandes quantidades ao seu pet.
Você também pode gostar
- Retire essas frutas da dieta do seu cão imediatamente!
- Meu cão pode seguir uma dieta vegana? Saiba mais
- Descubra como os cães são aliados na luta contra o estresse!
É imprescindível verificar se o animal sofre de alguma intolerância alimentar ou de alguma condição específica. Cães que sofrem de insuficiência renal, diabetes e problemas no coração devem evitar essa fruta.
Evite oferecê-la ao seu bichinho caso ele sofra de constipação e se o sistema digestivo dele funciona adequadamente, o excesso de banana pode causar prisão de ventre. A fruta deve ser retirada também da dieta de cães hiperativos, uma vez que a banana contém muitos açúcares em sua composição.