Se você tem um cachorro, com certeza já passou pela sua cabeça dar ao seu bichinho outros alimentos que não fossem ração. Além de ser uma forma de agradá-lo com petiscos diferenciados, é uma boa maneira de complementar a dieta do seu pet. Mas é preciso tomar cuidado com o que se oferece! Muitos alimentos podem ser prejudiciais à saúde e inadequados à dieta deles.
Uma ótima opção para complementar o cardápio do seu cão é a melancia. Devido à grande quantidade de água em sua composição, ela é o petisco ideal para os dias de calor, mantendo-o refrescado e hidratado. Vale ressaltar também que a pouca presença de açúcar faz com que essa fruta seja um petisco bastante saudável para seu cachorro.
Entenda mais abaixo como incorporar ao cardápio do seu cãozinho essa saborosa e nutritiva fruta!
Benefícios da melancia
A melancia é um fruto originário de regiões áridas, como o norte da África e algumas localizações da Ásia. Estima-se que ele tenha sido trazido ao Brasil durante o período de escravidão pelas etnias sudanesa e banto, oriundas do continente africano.
Essa fruta, além de muito saudável para os humanos, é um excelente complemento nutricional para a dieta dos cachorros. Isso porque ela é uma ótima fonte de vitamina A, benéfica à visão, à pele e aos pelos do seu cão. Ela também é rica em B6, a qual auxilia no metabolismo, e vitamina C, que tem efeito contra os radicais livres.
Entre os minerais presentes em sua composição está o potássio, fundamental para o funcionamento correto das células, do metabolismo e dos músculos do seu bichinho. A melancia conta ainda com ferro, um grande facilitador no transporte de oxigênio pelo corpo; magnésio, responsável pela manutenção dos ossos e das transmissões nervosas; e cálcio, que também desempenha um importante papel no fortalecimento dos ossos.
A melancia possui ainda antioxidantes que protegem contra o envelhecimento precoce da pele e da pelagem do seu cão. Ela também é uma excelente fonte de energia, pois tem em sua composição a frutose, açúcar natural rico em carboidratos. Graças ao seu grande teor de água, ela é essencial para a hidratação corporal do animal, aumentando o fluxo de urina e limpando o organismo de toxinas.
Como servi-la?
Você pode cortá-la em pequenos pedaços para facilitar a mastigação e a digestão do alimento. Sirva-a sempre crua, isto é, sem adoçar. Lembre-se também de remover as sementes e a casca, pois esses elementos podem ser prejudiciais para a digestão do seu cachorro.
Além dessa forma, você pode preparar algumas receitas especiais para seu cãozinho a partir da melancia. Veja abaixo duas opções muito simples de serem executadas e que trarão diversos benefícios para a saúde do seu bichinho.
Picolé de frutas
Essa receita é ideal para os dias quentes. Por ter água de coco, ela manterá o organismo do seu cão hidratado, além de refrescá-lo! Para reproduzi-la, você precisará de:
150 g de melancia (lembre-se de retirar as cascas e as sementes!);
50 g de outra fruta da sua escolha (morango e melão são as mais indicadas para essa receita);
½ xícara de água de coco;
forma de gelo.
Antes de começar, retire todas as cascas e sementes das frutas. Corte-as em pequenos pedaços e depois bata no liquidificador. Adicione a água de coco (se for preciso, você poderá adicionar ½ xícara de água filtrada) e deixe bater. Deposite o líquido nas formas de gelo e coloque-o no freezer. Assim que estiverem congelados, retire os cubinhos e dê para o seu cão se deliciar!
Vitamina de iogurte natural
Essa vitamina é ideal para os cães que têm o intestino preso! Por conter iogurte em sua composição, ela auxiliará na regulagem do intestino do bichinho. Você precisará de:
2 xícaras de melancia (sem sementes e sem casca);
1 xícara de iogurte natural integral;
potes descartáveis ou formas de silicone.
Corte a melancia em pequenos pedaços e depois bata-a no liquidificador até que fique uma mistura homogênea. Em seguida, acrescente uma colher de sopa do iogurte em cada pote descartável (ou na forma de silicone), até formar uma camada. Preencha o espaço nos recipientes com a mistura de melancia batida e deixe congelar por algumas horas. Por fim, quando perceber que a vitamina estiver com consistência sólida, desenforme e espere dez minutos na temperatura ambiente.
Observe seu pet!
Lembre-se de que, assim como nós, cada cachorro tem um organismo diferente. É provável que seu bichinho não seja muito fã de melancia, rejeitando o alimento. Nesse caso, não force a alimentação! Procure servi-lo com outras frutas, de acordo com a preferência do paladar dele. Além disso, esteja atento aos sinais! Pode ser que seu pet tenha algum tipo de intolerância a esse fruto. Por isso, procure sempre a orientação de um veterinário antes de acrescentar ou de mudar algo na dieta dele.
Você também pode gostar
- Saiba como lidar com um cãozinho terrorista de lares!
- Revolucione o cardápio do seu cão com essa dieta vegana
- Melhore a sua saúde e a do seu cão com essas dicas de corrida
Vale ressaltar ainda que, apesar do alto valor nutritivo desse fruto, conforme mencionado acima, a melancia não pode substituir a alimentação do seu cachorro! Essa fruta deve ser oferecida como recompensa ou então como petisco para mimar seu cãozinho. Ao servi-la em excesso, é possível que seu pet sofra com alguns efeitos colaterais desagradáveis, como diarreia e vômitos.
Esteja sempre atento à reação fisiológica de seu cão aos alimentos!