“Estresse” é uma palavra e uma sensação comum, muito utilizada e sentida no dia a dia de qualquer pessoa. Rotina, trabalho, problemas… Muitos fatores contribuem para que alguém tenha momentos mais turbulentos internamente e recorra a1 medicamentos para que o corpo e a mente se acalmem. Os famosos “tarja preta” são comumente refúgios na hora de dormir, de apresentar algum trabalho, de aliviar a ansiedade e em muitas outras situações que fazem as mãos suarem e o peito apertar. São poucas as pessoas que procuram um calmante natural quando buscam ajuda em consultórios médicos, geralmente porque desacreditam de sua eficácia, mas mal elas sabem sobre os benefícios que o organismo tem quando se evita o consumo de calmantes pesados.
Escolher um tratamento natural é uma benfeitoria para o corpo e um exercício para a mente. Muitos calmantes farmacêuticos são vendidos apenas sob prescrição médica e resultam em dependência, o que faz com que eles percam a eficácia no decorrer do tempo de consumo, fazendo com que as doses precisem ser aumentadas.
O uso prolongado de calmantes comuns pode resultar em diversas doenças; pesquisadores relacionaram o uso contínuo deste tipo de medicamento ao desenvolvimento do Mal de Alzheimer, além de ser comprovada a grande carga que é gerada no fígado, que é prejudicado com o uso das substâncias.
Ansiedade, insônia, síndrome do pânico, fobias e depressão são alguns exemplos de doenças e distúrbios que levam as pessoas a recorrerem aos calmantes, mas poucas sabem do poder que a natureza tem e do bem que ela pode fazer ao nosso corpo. Reconhecer que precisa de ajuda para lidar com determinados sentimentos e sensações é o primeiro passo para lidar com o que se sente. Buscar ajuda médica é o segundo.
Os médicos geralmente receitam ansiolíticos acompanhados de terapia para alguns tipos de tratamento, mas o fato é que na maioria dos casos estes remédios receitados precisam de tempo para fazer efeito e podem causar diversos efeitos colaterais.
Você também pode gostar
O calmante natural, como o nome mesmo já diz, é totalmente natural e, além de agir de forma limpa e não prejudicial à saúde, ajuda o seu organismo em diversas outras áreas.
Conheça alguns exemplos de calmantes naturais, suas receitas e ações no organismo:
Chá de Camomila
Age como calmante no sistema nervoso e digestivo, produzindo uma sensação leve que ajuda uma pessoa a se acalmar quando está em estado de nervosismo e inquietação, reduzindo a hiperatividade. Controla a má digestão e alivia a ansiedade.
Ingredientes:
1 colher de sopa de flor de camomila;
1 xícara de chá de água fervente.
Modo de preparo:
Adicione a colher de flores de camomila na água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba o chá morno.
Chá de Valeriana
A valeriana é uma planta que possui propriedades relaxantes e sedativas. Comumente utilizada para tratamentos de insônia e depressão, tem ótimos resultados quando usada para o tratamento de ansiedade e de agitação.
Ingredientes:
1 colher de sopa das raízes e do caule de valeriana;
1 xícara de chá de água fervente.
Modo de preparo:
Adicione a colher de raízes e caule da planta na água fervente e deixe infusionar por 10 minutos. Coe e beba em seguida, quando o chá estiver morno.
Chá de Melissa
A planta melissa é utilizada há muito tempo como calmante natural. Em alguns casos, é usada para substituir antidepressivos alopáticos e funciona como um poderoso ansiolítico.
Ingredientes:
1 colher de sopa de melissa;
1 xícara de chá de água fervente.
Modo de preparo:
Coloque a colher da planta na água fervente e deixe infusionar por 10 minutos. Coe e beba em seguida.
Agora que você já conhece algumas receitas de chás com preparos bem simples, já pensou em fazer uma geleia para adoçar os ânimos e acalmar o peito? Veja a nossa dica de geleia de maracujá muito fácil de fazer!
Geleia de Maracujá Rápida
O maracujá possui ação tranquilizante. Em forma de geleia, produz sensação de prazer, fazendo com que o cérebro produza endorfina.
Ingredientes:
250 gramas de polpa de maracujá;
150 gramas de açúcar (de sua preferência);
50 ml de água.
Modo de preparo:
Misture os três ingredientes em uma panela e coloque-a em fogo baixo, deixando cozinhar por 40 minutos ou até que vire uma calda. Em seguida peneire a calda e pressione muito bem as sementes para que nada seja desperdiçado. Após isso, leve novamente a calda ao fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos. A geleia estará pronta quando estiver espessa, deixando um rastro no fundo da panela quando você passar a colher/espátula. Desligue o fogo, deixe esfriar e pronto!
Até aqui você aprendeu a fazer um chá para aliviar a ansiedade e uma geleia que pode te proporcionar prazer e, ao mesmo tempo, te tranquilizar. Vamos finalizar este artigo com uma indicação de meditação, para que, além de buscar respostas e ajuda externa, você consiga parar e refletir na busca de um autoconhecimento mais profundo, entendendo como você reage diante de certas situações e o que pode te ajudar a se acalmar naturalmente.
Meditação para a ansiedade
Siga os passos e tenha somente você mesmo como foco.
1 – Coloque os seus pés no chão e sinta o toque no solo. O lugar no qual você está não importa, seja em casa ou na rua. Também não importa se você está sentado ou de pé.
2 – Inspire e expire prestando atenção no ar que entra e sai dos seus pulmões. Você pode exercitar técnicas de respiração que te ajudarão a se concentrar, como inspirar por cinco segundos, segurar o ar por sete segundos e expirá-lo por nove.
Com esta simples técnica de meditação, você aprenderá a controlar a sua respiração e a acalmar a sua mente, diminuindo os batimentos cardíacos que ficam acelerados em algumas situações.
Depois destas dicas para te ajudar com um calmante natural, você precisa saber que em alguns níveis de ansiedade ou de qualquer outro problema para os quais você sinta a necessidade de um calmante, é necessário procurar um médico para que ele decida o melhor tratamento para você. Os medicamentos fitoterápicos sempre estarão à sua disposição!