Nutrição Saúde Integral

Candidíase X Alimentação

Mulher branca segurando papel com um rosto triste desenhado.
puhhha / 123rf
Escrito por Camila Ferraz

Todo mundo já ouvir falar sobre candidíase, mas o que pouca gente sabe é que ela já “mora” dentro da gente. Isso mesmo, esse fungo chato que acomete homens e especialmente mulheres, está presente em nosso corpo, principalmente em nosso intestino. A Candida Albicans é a causa frequente de infecções na vagina, na boca, na garganta, e no trato gastrointestinal. Infelizmente sua ocorrência é bem comum e recorrente na vida das pessoas.

Mas fique tranquilo (a), que nosso organismo é esperto e lida muito bem com essa hóspede indesejada. O problema só acontece quando nossa imunidade é afetada por motivos como – má alimentação, estresse, doenças, sedentarismo, excesso de medicamentos e hormônios, etc. – o que gera um desequilíbrio em nosso organismo e acarreta um crescimento exagerado deste fungo, causando essa infecção que conhecemos como Candidíase.

A boa notícia é que, mais uma vez, a alimentação pode te ajudar a restaurar e balancear o equilíbrio entre os bons e os nem tão bons microrganismos e fungos que habitam nosso corpo.

Seguem algumas sugestões de alimentos que ajudam (e atrapalham) na cura da candidíase:

Os vilões:

  • Evitar o consumo de açúcar e chocolates: muitos estudos demonstram que o consumo em excesso de açúcar estimula ainda mais o a crescimento do fungo.
  • Atenção ao consumo de carnes e ovos: muitos animais são submetidos ao uso de hormônios e antibióticos, e o consumo dos mesmos, pode piorar ainda mais quadros de candidíase. Melhor evitá-los.
  • Retirar da alimentação leite e derivados, pois a cândida fermenta esses alimentos, piorando o quadro da infecção.
  • Evitar bebidas fermentadas como vinhos e cerveja.
  • Não consumir cogumelos.
  • Evitar alimentos contendo glúten.
  • Amendoim, amêndoas, avelãs, castanhas e nozes devem ser evitados durante a crise afim de não agravar a infecção.
Cesta de frutas numa mesa de madeira.
Alena Haurylik / 123rf

Agora os mocinhos:

  • Aumentar consumo de temperos, como: salsinha, alecrim, tomilho e principalmente, orégano (antifúngicos).
  • Alho e Cebola: muitos estudos provam que esses alimentos são muito eficientes no combate da cândida em nosso organismo.
  • Reforçar o sistema imunológico: selênio, zinco, vitamina C.
  • Aumento o consume de frutas cítricas: acerola, laranja, kiwi, morango.
  • Alto consumo de fibras, como linhaça, cereais integrais, verduras variadas.
  • Consumir chia (rica em ômega 3), gengibre e cúrcuma.
  • Spirulina: auxilia na cura da infecção.
  • Chá de cravo, suco de aloe vera, óleo de orégano e de coco já demonstraram grande eficácia no tratamento da candidíase.
  • Dar preferência aos produtos orgânicos
  • Aumentar o consumo de água e chá.

Deixo a vocês uma receita mágica para dar um “up” no Sistema Imunológico e prevenir doenças e visitas indesejadas, como a candidíase: “SHOT DA IMUNIDADE”

Melhora Sistema imunológico e fornece boas concentrações de antioxidantes, vitaminas e minerais.

  • Suco de 1 laranja (fruta, não vale de caixinha);
  • 1 colher (chá) de cúrcuma em pó;
  • 1 colher (sobremesa) de gengibre picado

Misture todos os ingredientes e consuma pela manhã, logo ao acordar.

Deixe seu alimento ser sua medicina e procure manter uma alimentação e uma vida balanceada, equilibrando corpo&alma.

O que encontrará nesse artigo:

Embora cuidados com a alimentação podem ser extremamente importantes para o controle da candidíase, o primeiro passo sempre deverá ser uma avaliação médica.

Referências:
Prescription for Nutritional Healing: a practical A-to-Z References to Drug-free remedies using vitamins , minerals, herbs & food supplements. Autor: Phyllis A. Balch, CNC
Candidíase recorrente: tratamento anticândida a base de suplementos e alimentação. Autor: Leon Chaitow

Sobre o autor

Camila Ferraz

Nutricionista holística e vegana, apaixonada por livros, nutrição e pessoas, Camila Ferraz vem desde os 19 anos, explorando o mundo e a si mesma. Hoje seu porto-seguro (ou lar) é na Austrália, mas seu barco - e sua imaginação - não possuem âncora ou cais, o que a deixa bem livre para continuar navegando, vivendo sonhos e escrevendo seus poemas.

Sua transformação teve início em 2012, quando, ao finalizar sua pós graduação, descobriu que sua missão no mundo ia muito além de apenas tratar pessoas em hospitais, mas sim “evitar” que elas ali chegassem. Então, seguindo a teoria do pai da Medicina, Hipócrates - “que seu alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento”, há 6 anos vem se aprofundando e especializando na cura do ser humano de uma maneira integral, de dentro para fora.

Estudou em diferentes países do mundo, temas como Yoga, Ayurveda, Nutrição Esportiva, Culinária Vegana e Reiki e hoje como nutricionista, busca ajudar as pessoas a (re)descobrirem seu balance entre o corpo&alma.

Seu lema: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, Mahatma Gandhi

Dados de contato:

Email: camila.terradietetics@gmail.com
Instagram: @cammyfe