O inverno nos coloca em contato com uma forte energia yin (feminina). Nos pede recolhimento, introspecção e isolamento. Inconscientemente, buscamos mais as nossas “cavernas”, falamos e nos relacionamos menos, nos vestimos mais, buscamos alimentos mais quentes e calóricos.
Mas, diferente do que acontece na natureza, não podemos hibernar durante a estação fria. É preciso seguir a rotina estafante mesmo que o corpo clame por mais horas de sono. Assim, surgem as tristezas do inverno, já que a energia é mais densa e regida pelo elemento água que atua em nossas emoções.
Aparecem também as infecções, inflamações e dores no corpo, sinais de que a natureza interna não está sendo respeitada. Ocorre uma queda natural do elemento fogo, responsável pela energia da alegria e do entusiasmo.
A preguiça domina a nossa rotina e acarreta um déficit em nosso elemento terra, que nos traz a força de realização. No inverno, os elementos fogo e terra ficam em queda natural, enquanto a água, abundância natural. O resultado desse desequilíbrio consiste em melancolia, mágoas, desânimo e desatenção.
A alimentação pode (e deve) ser utilizada para auxiliar no reequilíbrio energético durante esse período. As especiarias e suas funções “mágicas” são nossas grandes aliadas durante os dias de inverno, em especial a canela, fonte de elemento fogo, e o cardamomo, rico em elemento terra.
As duas em conjunto são a combinação perfeita para acender o nosso fogo interno e ancorar os nossos pés no chão, aquela súbita vontade de pular da cama antes do despertador tocar. É exatamente essa energia que trabalha essa dupla de especiarias. O recolhimento e a introspecção são, sim, necessários no inverno, inclusive para que a nossa energia, planos e emoções sejam transformados e possam germinar fortalecidos na primavera.
Você também pode gostar:
Mas passar por esse período com menos sofrência e preguiça não faz mal para ninguém! Concorda?
Chocolate quente para os dias de inverno
Derreta o chocolate no leite de amêndoas, em fogo bem baixo, acrescente a canela em pau e o cardamomo. Quando ferver, desligue o fogo e adicione o melado e a canela em pó. Dica para quem curte café: acrescente ao pó de café uma pitada de canela e outra de cardamomo em pó. Além de trazer um aroma especial e sabor incrível, o cafezinho vem turbinado de energia. |