Convivendo

Carnaval pelo mundo: origem e características das celebrações

Pessoas curtindo o carnaval brasileiro
Pollyana Ventura / Getty Images Signature
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Bloquinhos de rua, trio elétrico, desfile de escolas de samba, fantasias, feriado… Quem não conhece o Carnaval do Brasil não sabe o que está perdendo. Mas, ainda que a festa nacional seja uma das mais conhecidas ao redor do mundo, os outros países não ficam para trás na folia.

Como uma maneira de celebrar o período que antecede a Quaresma, o Carnaval tem raízes na Antiguidade e muito longe do Brasil – supõe-se que tenha sido na Babilônia. Desde então, vários países adaptam a festa para as suas realidades. E dão um show todos os anos! Conheça alguns dos principais Carnavais ao redor do globo.

Carnaval de Veneza

Máscara de Carnaval decorada.
Freepik / Freepik

Origem do Carnaval de Veneza
O principal símbolo do Carnaval veneziano são as máscaras ornamentadas. Provavelmente a tradição de cobrir o rosto que culminou na festa de Carnaval surgiu como uma forma de a população combater as hierarquias de classe extremamente rígidas que dominaram a região.

Quando acontece o Carnaval de Veneza
Assim como no Brasil, a celebração italiana acontece 40 dias antes da Páscoa e um dia antes da Quarta-Feira de Cinzas.

Como se comemora o Carnaval de Veneza
As máscaras podem ser feitas com vários materiais, como couro, porcelana ou vidro, e enfeitadas de diferentes formas. As pessoas saem às ruas com o rosto coberto para celebrar em bailes, festas, óperas e jantares temáticos. Alguns apostam até em fantasias que imitam a antiga nobreza.

Há ainda um desfile que sai da praça de San Marco e conta com várias gôndolas decoradas navegando pelos canais de Veneza.

Carnaval de Barranquilla

Origem do Carnaval de Barranquilla
Já em Barranquilla, na Colômbia, a origem do Carnaval está ligada à escravidão. Em 1865, essa era uma das poucas atividades da qual os negros podiam participar. Depois da libertação dos escravos, a festa foi mantida e ressignificada.

Quando acontece o Carnaval de Barranquilla
A festa também acontece 40 dias antes da Páscoa e dura quatro dias: do sábado à terça-feira.

Como se comemora o Carnaval de Barranquilla
Devido a sua raiz na escravidão, o Carnaval colombiano mistura itens europeus, africanos e indígenas. Assim como o Brasil, tem a presença forte de carros alegóricos, fantasias e até personagens folclóricos. É o caso de Joselito, um personagem que é “enterrado” na terça-feira para simbolizar o fim da festa.

Carnaval de Notting Hill

Mulher desfilando no carnaval de Notting Hill com roupa típica.
Flickr / Kalexander2010

Origem do Carnaval de Notting Hill
O Carnaval do bairro londrino Notting Hill surgiu da discriminação racial sofrida por imigrantes que chegavam ao país após a Segunda Guerra Mundial. Em 1960, como forma de protesto, a ativista Claudia Jones organizou uma festa para denunciar o racismo, dando início a uma das maiores festas populares da Europa.

Quando acontece o Carnaval de Notting Hill
É realizado na primeira segunda-feira de agosto.

Como se comemora o Carnaval de Notting Hill
Com tradições caribenhas, a celebração conta com um concurso de rainha do Carnaval e muito calipso, reggae e soca.

Carnaval de Trinidad e Tobago

Origem do Carnaval de Trinidad e Tobago
O Carnaval chegou à ilha por intermédio de colonizadores franceses, excluindo os escravizados de participarem. Como consequência, eles faziam as suas próprias festas, as quais acabaram se misturando com a europeia após a abolição.

Quando acontece o Carnaval de Trinidad e Tobago
A celebração acontece em fevereiro.

Como se comemora o Carnaval de Trinidad e Tobago
Tão majestosa e colorida quanto o Carnaval carioca, a festa em Trinidad e Tobago oferece fantasias cheias de ornamentos, trios elétricos e muita música soca.

Carnaval jamaicano

Grande boneco de uma personalidade jamaicana.
Wikimedia Commons / Gzzz

Origem do Carnaval jamaicano
No fim da década de 80, um grupo de amigos jamaicanos que ia religiosamente ao Carnaval de Trinidad e Tobago não pôde comparecer devido a um furacão e às eleições na Jamaica. Por isso, eles decidiram se inspirar na ilha vizinha e fazer a própria festa. A ideia se espalhou e permanece até hoje.

Quando acontece o Carnaval jamaicano
A celebração começa depois da Páscoa, em abril.

Como se comemora o Carnaval jamaicano
As principais atividades do Carnaval jamaicano são os desfiles, festas e concursos de fantasias regados de música caribenha, como soca e calipso.

Carnaval de Mazatlán

Origem do Carnaval de Mazatlán
A festa de Mazatlán, no México, surgiu em 1898 e tem como objetivo “queimar” o mau humor por meio de festas repletas de cores.

Quando acontece o Carnaval de Mazatlán
A comemoração vai de fevereiro a março.

Como se comemora o Carnaval de Mazatlán
Músicas, fantasias, carros alegóricos e danças típicas da região representam o Carnaval de Mazatlán e atraem diversos turistas.

Carnaval de Lucerna e Basileia

Pessoas na rua celebrando o carnaval com roupas típicas.
Wikimedia Commons / Markus Nägele

Origem do Carnaval de Lucerna e Basileia
Em seu início, o Carnaval de Lucerna e Basileia, na Suíça, era uma forma de celebrar o patriotismo. Hoje, no entanto, ela acontece em um contexto mais alegre e satírico.

Quando acontece o Carnaval de Lucerna e Basileia
Em Lucerna, a festa vai da “Quinta-Feira Suja” até a terça-feira de Carnaval. Já em Basileia, começa na madrugada de domingo para segunda e dura três dias.

Como se comemora o Carnaval de Lucerna e Basileia
Ainda que a Suíça seja um país muito frio, a população faz a festa utilizando máscaras, pinturas, decorações nas casas e a explosão de papel picado logo no início do Carnaval. Depois há desfiles de carros alegóricos e bandas. Na Quarta-Feira de Cinzas, toda a cidade fica escura, e os foliões saem na rua com lanternas ao som de tambores e flautas para afugentar os maus espíritos.

Carnaval de Quebec

Origem do Carnaval de Quebec
Quebec, antiga colônia francesa no Canadá, recebeu o Carnaval como influência de seus colonizadores.

Quando acontece o Carnaval de Quebec
A celebração começa no final de janeiro e vai até fevereiro, com duração de três semanas.

Como se comemora o Carnaval de Quebec
No Canadá, o Carnaval conta com desfiles durante a noite, além de shows, concursos de esculturas de neve, shows e atividades esportivas. O mascote Bonhomme, um boneco de neve, ganha um palácio durante a festa, e é lá que acontecem as festas de abertura e encerramento.

Carnaval de Nice

Festa de carnaval com pessoas e carros alegóricos
Wikimedia Commons /debs-eye photostream

Origem do Carnaval de Nice
Em 1873, foi fundado o Comitê de Festividades de Nice (França), responsável por organizar e melhorar as festas da região. A partir daí, começaram os desfiles de carros alegóricos e o Carnaval local.

Quando acontece o Carnaval de Nice
A festa lá começa em 23 de fevereiro.

Como se comemora o Carnaval de Nice
O Carnaval de Nice como é hoje começou em 1971, quando surgiram os espetaculares carros alegóricos que hoje desfilam pela cidade. Além do desfile, há festivais de flores, fantasias, festas e outras celebrações.

Carnaval de Mardi Gras – Nova Orleans

Origem do Carnaval de Mardi Gras
No século XIX, os bons resultados da produção de algodão e cana-de-açúcar em Nova Orleans (EUA) fizeram com que os fazendeiros passeassem pela cidade distribuindo dinheiro e joias para a população. A tradição misturou-se ao Carnaval europeu e à cultura das Antilhas, de onde vinham os escravos das plantações, dando origem à festa dos dias atuais – “mardi gras” quer dizer “terça-feira gorda” em francês.

Quando acontece o Carnaval de Mardi Gras
A celebração vai de 6 de janeiro até a Quarta-Feira de Cinzas.

Como se comemora o Carnaval de Mardi Gras
A festa Mardi Gras promove baladas e bailes temáticos. Nessa época, a população come ostras e bolo do rei, um doce típico da região. Os desfiles contam com belas fantasias, balões gigantes e carros alegóricos, de onde são jogados colares de contas coloridas para quem assiste. Nas ruas, as bandas de sopro marcam presença.

Carnaval de Colônia

Origem do Carnaval de Colônia
O Carnaval em Colônia (Alemanha) surgiu em 1823 como uma forma de resistir à proibição da França depois de o país ter anexado a margem esquerda do rio Reno.

Quando acontece o Carnaval de Colônia
A cidade alemã começa a celebrar na metade de novembro, e a festa vai até a terça-feira antes da Quarta de Cinzas.

Como se comemora o Carnaval de Colônia
A quinta estação do ano – ou os dias malucos, como é chamado o Carnaval de Colônia – conta com festas, ampliação do horário de funcionamento de bares e pubs, desfiles e fantasias. Na Rose Monday ou “Segunda-Feira Rosa”, acontece a marcha da Triumvirate (“Tríade de Colônia”: o Príncipe, o Camponês e a Donzela) em uma procissão pela cidade.

Carnaval de Maslenitsa

Origem do Carnaval de Maslenitsa
A raiz do Carnaval de Maslenitsa (Rússia) tem a ver com o equinócio de primavera, quando noite e dia têm a mesma duração. O nome vem da manteiga russa que compõe o blini, panqueca típica da festa.

Quando acontece o Carnaval de Maslenitsa
A comemoração dura uma semana, no fim de fevereiro ou em março, logo no fim do inverno russo.

Como se comemora o Carnaval de Maslenitsa
Comer muitos blinis é a principal tradição do Carnaval. Em Moscou, há diversas festas perto da Catedral de São Basílio, como desfiles, dança, brincadeiras e muita música – mesmo com temperaturas baixíssimas.

Você também pode gostar:

Viu só quantas tradições carnavalescas existem por aí? Ainda que a festa brasileira seja linda e um dos grandes patrimônios do nosso país, conhecer as celebrações de outras nações é interessante para sabermos mais sobre a história e a cultura dos povos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br