Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 41

Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 41 – NÃO TEM O QUE DIZER? CALE-SE, ORA BOLAS!

Pois é… Na ânsia de não deixar a outra pessoa sem uma resposta ou um comentário, agimos sob o impulso de uma carga de adrenalina e soltamos as bobagens e impertinências de sempre. “Pior a emenda que o soneto”, já diziam nossos avós, ao falarem sobre aquelas situações em que teria sido melhor permanecer no prudente silêncio.

Não se pode ter opinião sobre tudo, a não ser nos raros casos do conhecimento em nível universal, o que, no entanto, não basta para justificar a intromissão na vida das demais pessoas para dizer o que deveria ficar sem ser dito.

Se não conhecemos a totalidade do que se passa com as pessoas à nossa volta, em especial o que lhes marca em termos de vivência e sofrimento, nada melhor que o silencio respeitoso e oportuno.

Não será por dizer qualquer coisa que conquistaremos a gratidão e a admiração das pessoas, e é quase certo que elas nos serão muito gratas, pelo menos as pessoas inteligentes e maduras, se guardarmos o silêncio e as deixarmos com as energias centradas no ato de suportar os problemas do momento.

Fazer a diferença na vida das pessoas também é reconhecer que nada é mais eloquente que a beleza do silêncio que guarda respeito à sensibilidade do outro, uma poderosa blindagem contra a tonificação das dores internas.

Convém – e aí está um sopro de sabedoria em nossos excessos ao falar e pouco ouvir – que a prática do saber calar-se seja uma prova de que os conselhos úteis às vezes não são ditos, porque podem ser deixados para que as pessoas os ouçam nas suas vozes internas.

Homem branco, usando roupas sociais, cobrindo sua boca com a mão

Não sei se é ficção da cabeça de quem possa ter me contado essa historinha ou ficção de uma ala rebelde da minha cabeça, que insiste em fugir do meu controle, porém eis o relato: houve, em certo tempo, um homem que sabia como ninguém quando ficar calado e o que dizer, quando decidia se expressar. Não era um homem sábio nem buscava sabedoria alguma. Era apenas um homem comum. Defeitos e virtudes também comuns, nada de extraordinário.

Era assim que se via seus atributos. Falava e silenciava sempre na mesma proporção, não faziam pergunta alguma e não respondia a todas perguntas que lhe dirigiam, assim era o homem comum de uma cidade também comum. E ele tinha uma profissão muito requisitada: ficar calado diante das pessoas, para que elas exercitassem a capacidade de ter algo a dizer que justificasse a manutenção do silêncio.

Era, diziam, sempre uma oportunidade para aprenderem a ficar caladas em certas ocasiões e , de silêncio em silêncio, ganhar tempo para aprender a refletir sobre os temas e a sopesar os sentimentos antes de abrir a boca.

Um dia, esse homem desapareceu. Muitos anos depois, centenas decerto, achou-se numa distante dobra do terreno, juntinho de uma fonte onde nascia um riachinho que muitos quilômetros depois seria um rio bem grande que faria o mar tremer quando nele desaguasse, bem ali, pertinho, uma lápide inscrita em aramaico antigo: “Falou pouco, mas ouviu tudo que precisava. Ouviu muito e fez com que falassem o que precisavam. Agora está junto comigo”.

Você também pode gostar


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 41 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: b.milioni@uol.com.br
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube