Nutrição Nutrição Naturalista

Chá de capim limão: propriedades e benefícios

Escrito por Eu Sem Fronteiras

De tempos em tempos, algum chá surge na mídia como o “milagroso” e se torna o queridinho de 10 entre 10 mulheres que se preocupam com estética e saúde. No entanto, apesar de termos muitos holofotes desnecessários, algumas plantas, frutas e ervas são realmente poderosas no que diz respeito a cuidar de nossa saúde e beleza. É o caso, por exemplo, do capim limão.

Originário da Índia, trazido pelos colonizadores para o Brasil, o capim limão tem poder antibacteriano, é calmante, diurético, antiespasmódico, analgésico, expectorante, antidepressivo, digestivo e desinfetante, além de auxiliar na prevenção de células cancerígenas. É uma planta rica em propriedades como o manganês, vitaminas A, B e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo e cálcio.

Diante de tantas propriedades e vitaminas, o capim limão é indicado para combater e prevenir diversos males como retenção de líquido, gases, problemas estomacais diversos, insônia, dores musculares, pressão alta, cólica menstrual e diarreia. Também é indicado para controle de oleosidade da pele e cabelos e para tratamento da acne.

Para fazer o chá, basta uma colher de capim limão para cada xícara de água. Faça uma infusão com o líquido quente por cerca de 10 minutos. Sempre dê preferência para a erva fresca e de origem orgânica, pois as propriedades são mais preservadas neste caso.

O capim limão tem poder antibacteriano, é calmante, diurético, antiespasmódico, analgésico, expectorante, antidepressivo, digestivo e desinfetante.

Já se você pretende fazer uma compressa para alívio de males como artrite, artrose e dores musculares, ferva meio copo de erva com um copo de água por dois minutos. Depois, coloque as folhas dentro de um pano fino como se formasse uma trouxinha e aplique na região de 20 a 40 minutos. Se preferir ou só tiver ao seu alcance as folhas secas, triture o máximo que puder e quando chegarem a consistência de pó acrescente a quantidade de água morna que bastar para formar uma pasta. Aplique esta pastinha na região afetada pelo mesmo tempo.

Você também pode gostar

Como qualquer chá, caso você esteja gestante ou lactante, é indicado que converse com seu médico antes do consumo. Pessoas que já tomam medicamentos para pressão alta ou com efeito sedativo podem ter o efeito potencializado ao consumir o chá de capim limão, então, recomenda-se consumo moderado.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br