Esses pensamentos podem começar quando falhamos em realizar algo. Passamos a duvidar de nós mesmos, usando como reforço o episódio negativo do passado. Logo, esse pensamento começa a dominar a mente, se tornando cada vez mais forte e dominante, e nossa vida se torna cada vez mais difícil.
Em primeiro lugar, procure se tornar consciente daquilo que pensa. Você não conseguirá afastar algo se não prestar atenção onde esse pensamento negativo e constante se originou, como ele se apresenta na sua mente e como você reage emocionalmente frente a ele.
Analise esse pensamento negativo. Se ele se originou no passado, o que posso fazer a partir do agora para mudá-lo? As condições que o criaram ainda permanecem as mesmas? Será que o que percebo como negativo é realmente nefasto? Posso mudar a minha perspectiva? Quais são os passos necessários para que a mudança ocorra? Para cuidar de algo, devemos olhar para descobrir novas oportunidades e possibilidades.
Identifique o diálogo interno. Esteja alerta, conscientizando-se ao começar a pensar usando palavras ou frases negativas. Que situações aconteceram para que os pensamentos negativos aflorassem? Anote onde você estava e quais foram as circunstâncias que os provocaram. Torne-se um detetive de sua própria mente, os budistas falam muito em “tornar-se um observador da própria mente”.
Depois, preste atenção ao iniciar a crítica destrutiva, simplesmente diga a si mesmo: “Pare!”. Ao longo do dia, você terá que dizer isso diversas vezes. Se parecer muito difícil, no início, mudar a mente de foco, procure fazer uma atividade ou pensar em algo que você gosta bastante. É um truque eficaz e fortalecerá a sua conexão com pensamentos construtivos.
Lembre-se que você está se esforçando para romper um ciclo que pode estar estabelecido em sua vida interior há um longo tempo. Portanto você vai sentir dificuldade e falhar muitas vezes, até que o seu próprio cérebro seja remodelado, ativando conexões emocionalmente positivas. A negatividade parece ser mais fácil de prevalecer em nosso mundo emocional, mas é uma questão de perspectiva e trabalho constante para mudar isso. Às vezes, parece que tanto esforço não traz nenhuma – ou pouquíssima – mudança. Afaste a tentação de sabotar ou minimizar os seus esforços, mantendo-se focado em seu objetivo.
Uma ferramenta poderosa que nos auxilia a encontrar alimento para essa jornada é a prática da gratidão. Raramente paramos para lembrar que a nossa vida está repleta de bênçãos. Um bom exercício é terminar o dia anotando o que você pode agradecer por ter. Mesmo que, no início, você ache que não há nada… Que seja apenas o fato de estar respirando. Se fizer isso sempre, logo começará a se dar conta do grande número de milagres que existem à nossa volta.
Você – nem ninguém! – pode ter controle sobre os acontecimentos futuros, mas podemos aumentar a nossa confiança em nossas capacidades e no nosso julgamento, se nos esforçarmos. Isso nos ajudará a enfrentar as situações mais difíceis e diversas que possam vir a ocorrer.
Você também pode gostar de outros artigos da autora: Dicas para fortalecer-se emocionalmente