Saúde Integral

A ciência comprova: o clima praiano faz bem à saúde

carefree woman dancing in the sunset on the beach. Outdoors lifestyle portrait of girl
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No século 18, os médicos receitavam viagens aos “hospitais praianos”, clínicas que tinham espaços para banhos de água salgada. Hoje, a ciência comprova que o clima praiano faz bem à saúde. Saiba aqui o que acontece com seu corpo após um banho de mar.

Ir à praia melhora o humor

Um dos principais benefícios da praia à saúde é o aumento dos íons negativos, responsáveis por aumentar os níveis de serotonina, substância associada ao humor.

O som das ondas traz relaxamento profundo

A praia faz bem ao cérebro. O som das ondas é suave e suas frequências harmônicas com intervalos regulares reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Não é à toa que nos sentimos profundamente relaxados quando ouvimos o barulho do mar. O som também estimula o córtex pré-frontal, área do cérebro ligada à emoção e autorreflexão.

Clima praiano melhora dores crônicas

Ir à praia melhora enxaqueca por causa da alta concentração de magnésio, substância benéfica para portadores de dores crônicas. A deficiência de magnésio aumenta os riscos de um acidente vascular cerebral em quem sofre com enxaqueca. O enxofre, também presente na água do mar, é outra substância que alivia a enxaqueca.

Deixa as unhas fortes

O iodo da água do mar melhora as unhas, pois aumenta a qualidade da queratina. Um banho de mar de 10 minutos já é o suficiente.

Fortalece as pernas

Caminhar é um exercício aeróbico e andar na praia fortalece as pernas, principalmente se for com a água até o joelho.

Você também pode gostar:

Conheça os benefícios da água do mar!


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br