Quando alguém se define como um “religioso” é um termo muito genérico. Utilizando o Catolicismo como exemplo, o indivíduo religioso pode ser aquele fervoroso seguidor da Opus Dei (instituição hierárquica da Igreja Católica) ou também pode ser o tal do católico não praticante, que é aquela pessoa que se define como seguidora do Catolicismo, mas que não pratica muitos de seus ensinamentos e orientações.
Em muitos países que possuem uma relação mais dogmática com o Catolicismo (Espanha, Portugal e Itália, por exemplo), aqueles que se definem como católicos não praticantes seriam vistos como pessoas sem religião, mas como não é o nosso objetivo julgar quem é adepto disso ou daquilo, vamos a um aspecto muito mais subjetivo da relação humana com Deus: a espiritualidade.
De acordo com uma das diversas explicações sobre o que é a espiritualidade, uma que retrata bem é a que define ela como uma propensão humana a buscar significado para a vida por meio de ideias que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio (divino), podendo ou não estar ligada a uma vivência religiosa.
Ou seja, a espiritualidade é algo muito além do que qualquer livro, obra literária ou ensinamento que alguém transmitiu a você, mas sim um sentimento que está presente dentro de nós. “Eu sinto que isso é o certo a se fazer, não sei o porquê” é um tipo de pensamento que retrata bem a nossa relação com a espiritualidade.
Entre as principais características da espiritualidade, seguem abaixo cinco que definem com mais ou menos exatidão, dependendo de cada pessoa, esse sentimento presente de variadas maneiras em cada um de nós:
As características da espiritualidade
Amar ao próximo
Ter empatia com os outros e transmitir ao mundo aquilo que você gostaria que todos compartilhassem com você. Existem variadas maneiras de fazer o bem, mas a forma de amar ao próximo é única.
Honestidade
É muito fácil vigiar a corrupção do outro, porém é mais difícil vigiar nossos próprios atos. A honestidade presente somente no discurso é hipocrisia.
Fé
Independente de sua religião, você não precisa de respostas para tudo. Acredite até o fim nos seus princípios morais e que tudo dará certo. Você materializa aquilo que você tem fé.
Você também pode gostar
Paz
“O homem quando tá em paz não quer guerra com ninguém”, já diz o trecho de uma música. Através da diplomacia e a comunicação, busque conciliar os seus amigos e também aqueles que se dizem seus inimigos
Hábitos saudáveis
Realize e aplique em sua rotina hábitos saudáveis, que vão desde a alimentação, exercícios físicos e também pensamentos benéficos.
Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.