Eles são arrogantes, não se importam com os outros e estão sempre manipulando e controlando as pessoas ao sabor do vento. Conhece alguém que seja assim? Pois é assim que agem os narcisistas, pessoas que têm transtorno de personalidade narcisista, também chamados de megalomania.
As pessoas que se envolvem ou se mantêm próximos de narcisistas costumam sofrer bastante, porque eles impõem um controle e uma necessidade de ser admirados o tempo todo, mesmo cometendo muitos abusos.
Por isso é muito importante tentar reconhecer as principais características de uma pessoa narcisista, para evitar se envolver profundamente com alguém assim ou para se afastar, caso não seja possível interromper a relação. Confira 5 dicas para reconhecer pessoas narcisistas:
Direto ao ponto
1 – Postura arrogante e dominadora
Antes de mais nada, é preciso entender que o narcisista é uma pessoa com mania de grandeza. Ele se considera superior aos outros, assim como suas capacidades e suas conquistas valem mais do que o equivalente à conquista de outras pessoas, que são todas inferiores a ele, já que ele é o centro do planeta.
Por isso o narcisista costuma ter uma postura arrogante e dominadora. Como ele está correto em tudo o que fala ou faz, ele acredita que deve ser aceito sem ser questionado. Dessa forma, impõe suas ideias, opiniões e atitudes sobre os outros, que pouco a pouco se tornam submissos a ele.
2 – Buscam admiração constante
Como precisam passar essa imagem de alguém que é incrível e perfeito, os narcisistas precisam ouvir elogios o tempo todo. Como eles não podem ser contrariados ou criticados e se sentem únicos e especiais, eles exigem que as pessoas à sua volta estejam sempre aplaudindo e admirando quem ele é.
A verdade é que, apesar de quererem atenção especial e admiração, eles não se esforçam nem um pouco para conquistar isso, então não é como se eles merecessem — e é aí que mora o problema. Por isso eles vão cometer abusos dos mais diversos tipos e vão, no fim, exigir um “muito obrigado”.
3 – Sentem e demonstram inveja
Apesar de demonstrarem ser superiores, por causa dessa arrogância citada no tópico anterior, os narcisistas estão muito cientes de suas falhas e deficiências. E isso faz muito mal a eles e fere seu ego, porque eles realmente gostariam de ser as pessoas perfeitas que demonstram ser.
Então, quando um narcisista se encontra com alguém que tem uma capacidade, características ou habilidade que ele gostaria de ter, ele manifesta sua inveja. Muitas vezes, ele até mesmo critica a pessoa e faz com que ela se sinta errada ou mal só por ser quem ele não consegue ser.
4 – Não sentem empatia
Os narcisistas são o centro do Universo. Eles são as únicas pessoas que importam e tudo o que eles fazem e são é o que interessa. Por isso a verdade é que eles simplesmente não se importam com ninguém! Eles não medem as consequências de suas atitudes, de sua arrogância e de sua irresponsabilidade afetiva.
E isso tudo acontece porque eles não são dotados de uma característica que é básica para qualquer relação saudável, independentemente de que tipo for: empatia. Incapazes de se colocar no lugar do outro ou de se compadecer com a dor do outro, eles podem, ao fingirem empatia, até se aproveitar de momentos de fraqueza da outra pessoa para dominá-la ainda mais.
5 – Exploram pessoas
Como explicado no tópico anterior, os narcisistas não são capazes de sentir empatia, mas sabem muito bem como fingir esse sentimento para que não sejam descobertos e desmascarados pelas pessoas. Por não sentirem nenhuma empatia, eles desumanizam as pessoas, que se tornam apenas objetos.
E, assim, eles passam a se aproveitar e a explorar das pessoas sem nem pensar no que isso pode causar nelas e na vida delas. Para eles, pessoas são degraus da escada que eles necessitam subir para conseguir o que quer. Fique atento, porém, pois eles são plenamente capazes de se defender ou interpretar alguém que se importa mesmo com você.
Você também pode gostar
Se você percebeu que está se relacionando com alguém que tem algumas dessas características, é bom acender o sinal de alerta e repensar a relação. Se você, infelizmente, não pode se afastar dessa pessoa, como no caso de familiares ou de colegas de trabalho, ao menos seja mais cuidadoso para que ela não o manipule.