Ao suspender o uso da pílula, os ovários levam três meses para se adaptar à situação nova. O prazo aceitável para engravidar é de até um ano após a suspensão do contraceptivo. Porém, mesmo com relações sexuais frequentes, o casal pode enfrentar dificuldades. Conheça cinco problemas de saúde que podem impedir a gravidez, os exames e os tratamentos recomendados.
Problemas femininos
1. Endometriose
Um dos problemas que dificultam a gravidez é o crescimento do endométrio (tecido que reveste a cavidade uterina) fora do útero. Em mulheres com esse problema, o óvulo tem dificuldade para chegar ao útero.
Diagnóstico: biópsia por laparoscopia, exame de sangue do marcador CA-125 no começo da menstruação, ultrassonografia e ressonância magnética.
Tratamento: dura de três meses a um ano. Podem ser usados medicamentos para suspender a menstruação, anticoncepcionais com progesterona isolada, pílula combinada (estrogênio e progesterona) ou DIU de progesterona.
2. Síndrome dos ovários policísticos
Desequilíbrio hormonal que forma pequenos cistos nos ovários. O problema desregula a menstruação, compromete a ovulação, aumenta a produção de testosterona e pode causar acne e obesidade.
Diagnóstico: ultrassom transvaginal, laparoscopia e ecografia pélvica para verificar dilatação do clitóris e ovários e exames de sangue.
Tratamento: medicamentos para induzir a ovulação.
3. Questões genéticas
Problemas genéticos podem impedir a gravidez. A aloimunidade é a semelhança genética entre o casal, e o organismo vê o embrião como inimigo e o expulsa. Já o fator antinuclear é quando os anticorpos da mãe atacam o embrião.
Diagnóstico de aloimunidade: prova cruzada por citometria de fluxo para medir os anticorpos e os linfócitos paternos no sangue da mãe.
Tratamento de aloimunidade: vacina produzida com linfócitos do sangue do pai faz o organismo feminino produzir anticorpos que reconhecem as proteínas paternas no embrião.
Diagnóstico de fator nuclear: dosagem de fator antinuclear (FAN).
Tratamento de fator nuclear: corticoide prednisona.
Problemas masculinos
1. Sífilis e gonorreia
A sífilis e a gonorreia são problemas que interferem na fertilidade masculina, pois comprometem a quantidade e a qualidade dos espermatozoides.
Diagnóstico: exames de sangue para medir a quantidade de leucócitos.
Tratamento: antibiótico para o homem e para a mulher.
2. Varicocele
Dilatação das veias nos testículos que provoca o surgimento de varizes na região.
Diagnóstico: exame físico feito com o paciente em pé, em local não refrigerado para o relaxamento da musculatura. Doppler estetoscópio e ecodoppler colorido são outras formas de diagnosticar.
Tratamento: microcirurgia.
Você também pode gostar
Quer conhecer outras doenças que dificultam ou comprometem a gravidez? Clique e saiba mais!
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.