Alguns alimentos sozinhos já fazem muito bem, mas existem combinações de alimentos que fortalecem a saúde. Duvida? Apresentaremos duplas alimentares poderosas para várias finalidades.
1. Iogurte natural e grãos integrais
Os probióticos do iogurte e as fibras dos grãos ajudam a regular o intestino. O cálcio, a vitamina D e o magnésio do iogurte melhoram a saúde óssea.
2. Maçã e canela
A pectina, mucilagens e goma são fibras presentes na maçã e têm poder para diminuir o colesterol ruim. A canela também ajuda a reduzir o colesterol ruim e baixar os níveis de glicose.
3. Azeite de oliva e vegetais verdes escuros
O ômega 3 do azeite de oliva ajuda a diminuir o colesterol ruim e protege a saúde cerebral. O nitrato dos vegetais verdes escuros estabiliza a pressão arterial e tem ação antienvelhecimento.
4. Grão-de-bico e beterraba
A vitamina B6 do grão-de-bico evita anemia, mantém a saúde do cérebro e ameniza sintomas da TPM. O magnésio da beterraba regula a pressão e deixa os ossos fortes.
5. Carne e couve
A carne tem ferro, nutriente que previne anemia. A couve tem vitamina C que também previne o problema.
6. Feijão e tomate
A vitamina C do tomate fortalece o sistema imunológico, evita o envelhecimento precoce e facilita a absorção do ferro presente no feijão.
7. Mel e aveia
Essa combinação rica em fibras, cálcio, ferro em vitaminas A, C e E turbina o sistema imunológico, dá energia, reduz o colesterol, ajuda a emagrecer e ainda deixa a pele bonita.
8. Chá verde e Matcha
O chá verde é rico em vitaminas do complexo B, tem ação antienvelhecimento, reduz o colesterol ruim e melhora a saúde das artérias. Já o matcha é a folha do chá verde desidratada e moída, considerada mais nutritiva e que diminui o estresse.
9. Frutas e vegetais alaranjados e gorduras boas
A coloração indica a presença de carotenoides, pigmentos que fortalece a imunidade e evita problemas cardíacos. A ação dos carotenoides é potencializada se combinada com as gorduras boas contidas nas castanhas, azeite de oliva, salmão e atum.
10. Alface e grão-de-bico
As fibras da alface melhoram a saúde do intestino e o cálcio protege os ossos. Seus talos ainda são nutritivos e contém substâncias calmantes como a lactucina e a lactupicrina. Já o triptofano presente no grão-de-bico, está relacionado com a produção de serotonina, o famoso hormônio do bem-estar.
11. Frutas vermelhas e hortelã
Os antioxidantes das frutas vermelhas evitam o envelhecimento precoce e fazem bem ao cérebro. A hortelã melhora a digestão.
Você também pode gostar:
Inclua essas duplas alimentares poderosas em seu cardápio hoje mesmo! E como alimentação saudável é algo que se aprende desde criança, que tal dar uma olhadinha em como incentivar os pequenos a comerem alimentos saudáveis?
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.