A culinarista e apresentadora de televisão Bela Gil, revelou durante uma entrevista para a coluna Beira-Mar, da Revista Veja, além de optar por um parto natural, realizado em casa, sem intervenções, ingeriu a sua própria placenta.
Seu segundo filho nasceu em maio, deste ano. Bela Gil seguiu o seu estilo natural de se alimentar e cuidar da saúde também no nascimento do seu filho. Depois do parto natural, Bela ingeriu a placenta misturada em uma vitamina de banana e por isso disse que sequer sentiu algum gosto diferente. Flor, a filha mais velha da culinarista, também tomou a vitamina como forma de comemorar a chegada do irmão.
- O que é a placenta?
A placenta é um órgão que se forma na mulher durante o tempo de gestação para que o feto consiga se desenvolver. Por meio do cordão umbilical, que liga mãe e bebê, ela é responsável pelas trocas gasosas e de nutrientes, por isso, é altamente vascularizada.
- Comer a placenta traz benefícios?
A placenta é especialmente rica em ferro e hormônios como a ocitocina e alguns tipos de prostaglandinas. Mas, de acordo com o ginecologista e obstetra Dr. Rodrigo da Rosa Filho, ainda não existem muitos estudos, alguns estão em andamento, então, o ferro é absorvido, mas pode ser que os hormônios sejam digeridos antes, no estômago e no intestino, e não tenham ação efetiva.
O especialista ressalta que mesmo não tendo evidências científicas que recomendem o consumo da placenta, essa prática vem se tornando cada vez mais comum. Bela, inclusive, disse que sabe que não há benefícios comprovados, mas que consumiu por acreditar ser uma fonte incrível de nutrientes.
Você também pode gostar
O único cuidado que o especialista alerta é em relação ao armazenamento do órgão. Algumas mulheres consomem logo após a expulsão, como fez a Bela Gil. Outras mandam encapsular, e neste caso, é preciso ter os mesmos ou até mais cuidados com o que temos com os demais alimentos.