Arteterapia, consiste em técnicas artísticas ou corporais, que permitem acessar e recuperar gradativamente a qualidade de vida de cada pessoa, despertando e reformulando potenciais fundamentais as suas ações e desafios atuais.
No começo de cada oficina, realizamos uma meditação ou a leitura de histórias de mitologia, conto de fadas, ouvindo músicas, dançando entre outras práticas que promovam a análise e o resgate do autoconhecimento, primordial para se reconhecer o que tem acontecido e tem gerado desconforto, perda de controle e complexos psíquicos em cada participante.
Feito isso, são propostas práticas expressivas, com diferentes recursos e materiais artísticos, que conduzam os participantes a colocar para fora de si, tais forças, que podem estar de certa forma limitada, em conflitos consigo mesmo ou com outras pessoas, prejudicando as suas experiências atuais e planejamentos futuros.
Diante disso, busca-se canalizar estas forças e trazê-las ao seu próprio benefício, lapidando gradativamente as suas dificuldades, inseguranças e falta de iniciativas, resignificando-as em aprendizagens e purificação dos seus sentimentos de amor próprio, confiança e emoções de uma vida mais leve e saudável.
Desta forma, as informações e práticas que realizamos, reflete-se espontaneamente no cotidiano de cada pessoa, gerando uma reavaliação dos seus hábitos, pensamentos e ações arcaicos, com objetivo de atualizá-los, de forma a resolver e se libertar dos seus problemas, traumas e conflitos passados.
Assim, com a prática de cada atividade, aliado a especialização e preparação do profissional, consegue dialogar e gerar estímulos à infinita natureza interna de cada pessoa, ativando e transformando sucessivamente suas energias em aprendizados, forças que iluminem e enriqueçam as suas experiências de vida, em busca da construção de uma vida com equilíbrio e satisfação pessoal, familiar, profissional e social […].
Você também pode gostar
A artererapia pode ser feita com diferentes públicos, crianças, jovens e adultos, realizando uma atividade por semana, com duração média de uma hora cada sessão.
Conheça a Arteterapia, inove a sua forma de viver e desfrute de novas realizações de prazer e muito sucesso!
Referências Bibliográficas
BERNARDO, P. P. A Mitologia Criativa e o Olhar: Dando Corpo e Voz aos Diferentes Aspectos do Ser (p. 121 a 145), in: ARCURI, I. (org) Arteterapia de Corpo e Alma. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro. A arte conduzindo ao sagrado: Estudos em Arteterapia, vol. 4. Rio de Janeiro – Ed. Wak, 2015.