A prisão de ventre é uma das piores coisas que podemos sentir, ela nos deixa com uma sensação horrível e torna nossas tarefas muito mais complicadas do que verdadeiramente são.
Se você evacua menos que três vezes por semana, fique atento! Silenciosa e incômoda, a prisão de ventre pode ser crônica ou ocasional, depende da consistência das fezes e dos seus hábitos.
Nada melhor do que uma boa alimentação para evitar ou tratar esse mal. Aqui vão algumas dicas:
– Beba muita água, 2 litros por dia de preferência.
– Pratique exercícios regularmente.
– Evite alimentos processados.
– Tempere os alimentos com azeite, consuma iogurte e mantenha as fibras na sua dieta.
Quais alimentos você deve consumir para evitar a prisão de ventre?
Cereais integrais, leguminosas, sementes, verduras e frutas são ricas em fibras e podem auxiliar muito.
Quais frutas são ideais para a sua dieta?
Ameixa
Quem nunca escutou que a ameixa é ótima para ir mais rápido ao banheiro? Esse remédio natural é conhecido há anos e tão eficaz quanto um laxante. Quando consumida seca é uma ótima fonte de fibra, seu açúcar ajuda o intestino a formar as fezes.
Figo
O figo embora muito rejeitado nas dietas tradicionais possui propriedades incríveis. Além de facilitar a evacuação, protege o estômago de problemas como refluxo e acidez.
Frutas vermelhas
Elas não poderiam faltar: amoras, morangos, cerejas e outras. As frutas vermelhas são antioxidantes que facilitam o trânsito intestinal e a digestão.
Kiwi
Essa pequena fruta tem um teor de fibras muito alto que ajuda a regular o intestino. Além disso, ela contém uma enzima milagrosa – actinidina – que favorece a digestão e diminui os gases. Consumi-la em jejum é uma ótima forma de aproveitar todas as suas propriedades.
Laranja
Ótima para dissolver resíduos acumulados no intestino devido seu ácido cítrico. Rica em vitamina C e recomendada principalmente para ser consumida em forma de suco em jejum.
Pera
Uma das frutas mais conhecidas para uma boa digestão, rica em fibras e pectina, substância que regula os movimentos intestinais. Além disso, ela fortalece o sistema imunológico e combate a hipertensão.
Você também pode gostar
Mude sua alimentação e sua rotina para tornar seu organismo menos preguiçoso. Se mesmo com essas dicas, você não conseguir facilitar a evacuação, procure orientação médica para averiguar a origem desse mal. A prisão de ventre pode ser um aviso do seu corpo para cuidar melhor da sua saúde.
- Texto escrito por Juliane Rodrigues da Equipe Eu Sem Fronteiras.