Para o fundador da psicanálise, Sigmund Freud, a consciência humana se divide em três níveis. Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente. O primeiro nível representa a percepção; o segundo o material latente, passível de emergir consciência; e o terceiro é o conteúdo mais profundo da mente, difícil de ser acessado. Os níveis da consciência estão separados entre três entidades que formam a mente humana, o Id, o Ego e o Superego.
O Ego é uma parte da personalidade humana que cria uma espécie de máscara social, para que cada indivíduo consiga se adaptar ao meio em que está inserido. As outras partes compõem as características da personalidade. O Ego tem uma função harmonizadora, ele nos orienta a escolher com sabedoria, assumindo um papel de mediador entre os desejos do Id e a realidade do Superego. Essa parte em questão permanece entre as outras duas, alternando necessidades primitivas com os impulsos morais e éticos.
Você também pode gostar de:
- Entenda o que é Ego e como ele age na sua vida
- Poder vs Força: entenda as energias ocultas que dominam sua vida
- A verdadeira inclusão social
- Saiba identificar pessoas com ego alto
Enquanto isso, a consciência é o estado normal de percepção. Todos os níveis dentro dessa categoria mediam e representam os aspectos de estar consciente, dessa forma o ser humano é capaz de detectar e reparar cada ação. A consciência é o sentimento e conhecimento que permite que o ser humano vivencie, experimente e compreenda aspectos do mundo, é a qualidade da mente que abrange a subjetividade, a autoconsciência, a senciência e a sapiência. Para diferenciar o Ego da Consciência, é simples, basta entender que o Ego é na verdade um nível que compõe os aspectos e as características do consciente, como uma forma de agir nos nossos impulsos e ações. Dessa forma, o Ego está dentro da Consciência.
Além dos significados dentro da psicologia, o Ego também é uma expressão para se referir aos defeitos e ao lado ruim de uma pessoa, uma falsa identidade de grandeza que define um indivíduo. Essa é considerada uma versão mais popular da palavra ego ou uma forma de definição para um ser egocêntrico. Nesse mesmo âmbito, a consciência é popularmente dita como uma forma de mostrar a clareza e lucidez de um indivíduo, a expressão “fulano está consciente de suas ações” é um bom exemplo para definir essa alusão à palavra consciência.