Comidas deliciosas, presentes bem elaborados, casas decoradas. Essa é a aparência de muitos ambientes de final de ano. Por trás dessa aparente perfeição estão as horas de trabalho na cozinha, a lotação das lojas de roupas e brinquedos e a busca incansável por uma decoração que represente o espírito de festividade.
Entre todos os afazeres para que as comemorações sejam impecáveis, a essência das festas acaba perdida. Estresse, nervosismo e a tensão de uma data limite enchem de energias negativas os dias que deveriam ser de paz, união e amor.
Em uma tentativa de resgatar o verdadeiro valor dessas tradições de final de ano, existem algumas estratégias simples. O que torna as festividades superficiais é a necessidade de que tudo seja perfeito e saia como o planejado. As aparências superam as emoções e a introspecção de cada pessoa.
Assim, o ideal para contornar esse problema é valorizar a simplicidade e construir uma rede de apoio. Todas as pessoas querem saborear refeições bem elaboradas e saborosas. Não é preciso deixar de fazer isso, assim como não é recomendado não decorar a casa ou não comprar presentes.
A ideia é que essas questões sobre as festas não sejam as partes principais da celebração. Se várias pessoas ajudarem na hora de preparar um prato e quando for preciso arrumar a casa, o sentimento de união irá fluir desde esse momento.
Memórias lindas e divertidas podem surgir da organização das festas, não só delas em si. Além disso, é importante reservar um momento no segundo semestre, longe das datas de festas, para comprar os presentes em várias parcelas e sem ter que lidar com as lojas cheias.
O planejamento, a organização e o trabalho em equipe são essenciais antes de celebrar o Natal e o Ano Novo. Só assim será possível que todas as pessoas reconheçam que essas festas estão acontecendo para celebrar o amor e a paz, não só para comer, avaliar uma sala bonita ou receber muitos presentes.
Você também pode gostar
Uma boa dica para quem quer melhorar ainda mais esse período do ano é organizar alguma dinâmica na qual as pessoas possam dizer como elas se sentem sobre as outras, o que desejam para o próximo ano e o que pensam sobre tudo que viveram. Essa é a melhor forma de construir laços verdadeiros e duradouros.