Grande herança indígena e presente na mesa de muitos brasileiros, a tapioca (ou goma), que é a fécula obtida a partir da mandioca, tem grande história cultural e é extremamente saudável. Preparada usualmente em forma granulada é uma refeição amada por muitos no Brasil.
Neste artigo, entenda melhor a sua história e aprenda como fazer tapioca.
Como a tapioca chegou à mesa dos brasileiros?
A mandioca, produzida sob o sistema onde a agricultura era fonte apenas de sobrevivência, era a base de alimentação no Brasil até a colonização do território pelos portugueses.
Em alguns anos após o descobrimento, com a falta do trigo para a massa do pão, os colonizadores portugueses de Pernambuco descobriram que a tapioca servia como um bom substituto para o mesmo. Em Olinda, o beiju , prato feito a partir da massa de mandioca ralada e peneirada, era consumido intensamente, juntamente da farinha e da tapioca (goma) extraídas da mandioca desde o século XVI, com a criação portuguesa da Casa de Farinha em Itamaracá.
Você também pode gostar
Os índios tinham preferência pelo beiju, mas a tapioca se espalhou pelos povos indígenas em seguida, como os Cariris e os Jês (Ceará e Amazônia Oriental) e logo se transformou na base alimentar dos escravos no Brasil. Todos estes fatos serviram para transformar a tapioca, hoje, em um dos mais tradicionais símbolos da culinária por quase todo o Norte e Nordeste, é atualmente,consumida por todo o país.
Agora que sabemos a história cultural por trás da tapioca, que tal falarmos sobre os benefícios do seu consumo? Vamos lá!
Por ser feita apenas de mandioca, a tapioca é um alimento totalmente natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos, de fácil digestão e sem glúten. Contém potássio, ajudando no controle da pressão arterial e também, por ser rica em cálcio, é benéfica para a saúde dos ossos. Além de claro, ter a versatilidade de recheios em seu preparo.
As tantas variedades de recheios deste prato, fazem com que ele seja incluído em inúmeros cardápios, dos mais regrados aos mais despreocupados com as quantidades de calorias. Sendo assim, vamos te ensinar como fazer tapioca com 3 opções de recheios saudáveis!
Preparo da massa:
1. Peneire uma porção de goma de mandioca hidratada em uma vasilha.
2. Preaqueça a frigideira em fogo alto (de preferência antiaderente).
3. Polvilhe a tapioca na frigideira com uma colher, preenchendo toda a sua superfície com a goma.
4. Passe a colher sobre a tapioca para que um lado não fique mais alto do que o outro, tornando-a plana e uniforme.
5. Aqueça a massa na frigideira por cerca de 1 minuto, de cada lado (IMPORTANTE: a tapioca continuará branquinha – ela não fica dourada. Se você demorar demais ela queima e fica dura).
6. Acrescente o recheio de sua preferência e enrole (ou simplesmente feche-a ao meio).
Recheios:
Abobrinha e tomate cereja
Esta opção é extremamente saborosa e pode ser uma opção leve para o almoço!
Ingredientes:
1 abobrinha italiana pequena;
5 tomatinhos cereja;
1 colher de sopa de requeijão light;
Preparo:
Corte os tomates cereja ao meio e a abobrinha em cubos. Salteie os cubos na frigideira com um fio de azeite de oliva e uma pitadinha de sal, até ficarem cozidos e douradinhos. Com a massa da tapioca já pronta, passe o requeijão em toda a sua superfície e acrescente a abobrinha salteada e os tomates frescos. Dobre a massa em meia lua e aproveite!
Vale repetição!
Frango cremoso
Opção que pode ser acompanhada por uma salada de folhas verdes.
Ingredientes:
100g de peito de frango cozido, desfiado e temperado;
1 colher de sopa de creme de ricota;
1/4 de tomate picado;
1 colher de sopa de azeitonas pretas picadas;
3 folhas pequenas de salsinha.
Preparo:
Pique a salsinha e misture todos os ingredientes, coloque sobre a massa e a dobre em meia lua.
Banana assada com cacau em pó
É claro que te daríamos uma opção doce! Pode ser sobremesa, lanche da tarde ou o seu café da manhã.
Ingredientes:
1. banana madura;
2. cacau em pó a gosto.
Preparo:
Amasse a banana e a coloque por 1 minuto no micro-ondas. Polvilhe o cacau em pó a gosto e espalhe o recheio na massa da tapioca. Dobre em meia lua e se delicie com esta opção doce e muito saudável!
Uma dica: uma das variações da tapioca, é a crepioca, onde você adiciona 1 ovo a cada 3 colheres de goma. Fica quase uma panqueca comum, porém mais nutritiva e saudável!
Agora que você já sabe como fazer tapioca, experimente essas receitas e compartilhe com os amigos!