As crianças têm energia de sobra — o que não é segredo para ninguém — e demandam muito dos pais. E às vezes é muito difícil dar conta! Principalmente quando as atividades e as brincadeiras ficam restritas à casa e longe da escola e dos amiguinhos.
Mas acredito que existe um caminho para tentar aliviar um pouco a situação. Uma das maneiras que funcionam bastante para manter uma relação saudável com seu(s) filho(s) é trabalhar a autonomia e a criatividade do(s) pequeno(s).
Autonomia e criatividade podem começar a ser estimuladas a partir da decoração e da organização do quarto infantil.
Aqui vão algumas dicas:
- Escolha uma cama que dê liberdade para subir e para descer sem precisar da sua ajuda.
- Aqueles modelos de cama montessoriana são ótimas opções, além de trabalharem a parte lúdica, pois há modelos em formato de casa, de carro etc.
- Organize os brinquedos de forma que a criança possa pegá-los a hora que quiser.
- Evite excesso de brinquedos! Muitas alternativas geram dúvida na hora da escolha e, consequentemente, ansiedade.
- Prefira brinquedos que estimulem o seu filho a criar, a usar a imaginação, a raciocinar… Por exemplo, um lego, um quebra-cabeça, carrinhos — mas sem a pista de corrida pronta, pois dessa forma a criança precisa fazer seu próprio caminho e tem a oportunidade de inventar…
- Procure trabalhar com diferentes texturas, na roupa de cama, na parede, com o tapete, com os brinquedos etc. Tudo isso ajuda a criança a desenvolver o seu lado sensorial.
- Coloque um aroma gostoso no quarto do seu filho.
- Um bom cheiro trás um bem-estar imediato e pode ajudar a criança a ficar mais tranquila.
- Leve cores para a decoração do quarto… o colorido estimula e traz alegria.
- Nas paredes, evite cores muitos fortes, pois se a criança já tem muita energia o ambiente pode deixá-la ainda mais ansiosa.
- Procure não “entulhar” o quarto — é importante deixar espaço para que o seu filho possa brincar!
- Se o quarto for muito pequeno, defina um espaço na casa como local exclusivo para as crianças brincarem. Dessa forma, você até evita que toda a casa vire uma bagunça.
- A criança costuma ter muita energia e a forma de colocá-la para fora é pulando, correndo, dançando… Se ficar muito tempo sentada, no celular ou no tablet distraída com joguinhos, a energia não se dissipa e ela acaba ficando chata e nervosa. Por isso, estimule que o seu filho faça — pelo menos uma vez por dia — alguma atividade física bem gostosa… Pode ser pular corda, subir e descer escadas, jogar bola, dançar…
- Introduza a meditação na rotina da criança! Antes de dormir, deite-se com ela na cama para fazerem juntos uma pausa relaxante. No início, ela provavelmente vai reclamar, dizendo que é muito parado. Mas com o passar dos dias, vai começar a lhe pedir, pois a meditação ajuda a acalmar e a dormir melhor. Em longo prazo, será uma criança que conseguirá lidar melhor com as suas emoções.
Você também pode gostar
- Conheça o Ho’oponopono para filhos e filhas e cure suas relações
- Aprenda a incentivar a brincadeira entre pais e filhos
- Saiba como criar um filho emocionalmente saudável
- Você consegue encontrar meditações para crianças no YouTube de forma gratuita.
- Além disso, é um ótimo momento de conexão entre você e seu filho.
Aproveite!
E aí, gostou das dicas?
Sou Karis Brito, Consultora Holística de Organização e Interiores e meu objetivo é proporcionar bem-estar para as pessoas que querem fazer de sua casa um refúgio ou que não se sentem bem na própria casa ou que sentem que a vida não caminha. Ofereço soluções de harmonização, decoração, organização e aromatização da casa.
Quer tirar mais dúvidas? Entre em contato comigo. Será uma alegria ajudá-lo!