A dor e o sofrimento são inevitáveis. Uma doença ou acidente limitam seu corpo, e a perda de alguém querido abala o emocional. Não há receitas mágicas para acabar com o sofrimento, porém, a meditação, milenar técnica indiana que leva a um estado profundo de concentração, pode ajudar.
Conforme pesquisa de Sara Lazar, neurocientista do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard, o hipocampo da esquerda, área responsável pela regulação emocional, cognição e memória é maior em quem medita.
Para os iniciantes, dois minutos já são suficientes para eliminar pensamentos e sentimentos negativos. Mas que fique claro: a prática não é um meio para corrigir falhas ou fugir dos problemas, segundo o psicólogo e professor de meditação Bob Sharples. Tendo consciência disso, saiba como a meditação auxilia a superar a dor e o sofrimento.
Como meditar?
Primeiro, pense o que você deseja: realizar alguma coisa, reduzir a ansiedade ou tranquilidade? Sabendo o que deseja é mais fácil se concentrar.
Com o objetivo em mente, você precisa saber que a meditação trabalha a concentração, percepção e o monitoramento livre. Veja o que cada elemento proporciona:
- Concentração: relaxamento físico e mental;
- Percepção: faz de você um ouvinte melhor;
- Monitoramento livre: reflexão pessoal.
Técnicas práticas de meditação
- Corpo São: É uma das técnicas mais simples. Muito usada no budismo japonês, consiste em sentar-se na posição de lótus, fechar os olhos e focar na respiração e nos batimentos cardíacos.
- Cristã e bhakti-ioga: Meditação baseada na repetição de mantras. Faça de manhã ou à noite. Sentado com as costas retas, repita Maranatha, do aramaico “Venha, Senhor. Venha, Senhor Jesus”.
- Zen Budista: O monge budista Thich Nhât Hanh criou a técnica que consiste em caminhar, contar os passos e sincronizá-los com a respiração.
A meditação auxilia a superar a dor e o sofrimento, desde que você esteja disposto a mergulhar em si e retirar o que é ruim. Tenha sempre em mente que a prática não é milagrosa! Dedique-se de corpo e alma a ela e veja os resultados.
Você também pode gostar
Ah, e não se esqueça de nos contar o que a meditação já fez ou está fazendo em sua vida.
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras