Ao decorrer dos dias, vivemos situações boas e ruins, mas que nos afetam de alguma forma, nos proporcionando sensações e sentimentos. Muitas vezes, não nos sentimos confortáveis para falar sobre nossos sentimentos para os outros, por muitos motivos.
Desta forma, acabamos transformando tudo em uma bola de neve dentro de nós, o que nos prejudica no nosso dia a dia. Por isso, devemos compartilhar o que estamos sentindo, pois quando dividimos, podemos perceber outras convicções sobre a mesma situação.
Agora, entenda sobre alguns tópicos essenciais para que aos poucos você consiga desenvolver o diálogo.
Alivie-se!
Quando vivemos algo que nos afeta negativamente, já é complicado. Agora, quando não compartilhamos com ninguém o que está acontecendo, nos sentimos ainda mais pesados e confusos. Tudo isso contribui para que o sentimento de solidão cresça ao passar dos dias, o que dificulta muito o nosso desempenho e nossa saúde mental.
A principal vantagem de falar o que está sentindo é o alívio. Mas com ele, vem muitas outras coisas que somam em nossa vida, como opiniões diferentes sobre a situação. Às vezes, podemos entender a situação de uma forma, até alguém nos mostrar um discernimento diferente.
Como confiar?
Todos sabemos que existem bloqueios no meio disso, pois é difícil se sentir ao máximo confortável para falar sobre as nossas dores. Muitas vezes temos medo de sermos julgados, ignorados ou até medo que desvalorizem a nossa dor. Por isso, é importante que a conversa aconteça com alguém que te proporcione empatia e segurança. Pois independentemente do momento que estamos vivendo, só queremos ser acolhidos e ouvidos.
Você também pode gostar
- Entenda os benefícios de se comunicar
- Como identificar um manipulador
- O quão vulnerável você está disposto a ser?
Onde encontrar um ombro amigo?
Às vezes podemos nos sentir confortáveis em conversar com amigos ou familiares, mas mesmo assim não nos sentimos totalmente acolhidos, pelos medos de sempre. Mas existe outra opção! Essa opção é o Eyhe, uma plataforma que conecta pessoas que precisam de ajuda com pessoas que já superaram desafios, e hoje estão dispostas a ajudar, acolher e inspirar!
Tornar um hábito.
Comece com pequenas situações do dia a dia, conte qualquer coisa que te instigue a vontade de compartilhar. Aos poucos, você vai percebendo a reação da pessoa que está te ouvindo, dependendo de qual ela for, você irá criar confiança e ter coragem de compartilhar dores mais profundas. Logo você estará sentindo o alívio de compartilhar suas dores, e quando perceber, estará ajudando outras pessoas.
Agora é o seu momento!
Todos sabemos que é difícil ter a confiança para compartilhar as nossas dores, mas lembre-se que existem pessoas que estão dispostas a te ouvir, o Eyhe é exemplo disso. Converse, grite, desabafe, cante, dance. Você vai se sentir livre e leve!
Converse!