Todos nós temos diversos tipos de sensações ao longo do dia e muitas vezes nem nos damos conta de por que elas acontecem. Nossos cinco sentidos são sempre os responsáveis, em conjunto com nossa vivência e nossa mente, mas o olfato geralmente é esquecido desta capacidade. Os aromas são capazes de transformar completamente um ambiente e induzir situações e percepções em cada um.
Para decidir de forma satisfatória quais aromas usar na sua casa, no seu trabalho ou no próprio corpo, é necessário entender quais as propriedades de cada um, quais as sensações que podem despertar e o que se pretende no dia, ocasião ou espaço. Para te ajudar nestas escolhas, listamos abaixo os três principais tipos de aromas e alguns exemplos de fragrâncias de cada grupo.
Aromas estimulantes
Fragrâncias de frutas, principalmente as cítricas, geralmente são as responsáveis por causar sensação de energia, disposição e concentração. Elas espantam a preguiça e a sonolência e podem ser tão eficazes como uma boa xícara de café. Laranja, limão, pitanga, acerola são boas pedidas para ambientes corporativos, escolares ou mesmo para o seu cantinho de home office.
Aromas calmantes
Em contrapartida, vêm os aromas responsáveis pela sensação de relaxamento, bem-estar e até mesmo de renovação de energias. São ótimos aromas para se ter em cremes e sabonetes usados no banho antes de dormir, em fragrâncias na roupa de cama ou até mesmo na sala de estar de consultórios médicos e de sua casa. As mais conhecidas e utilizadas são erva-doce, camomila, jasmim, lavanda e flor de laranjeira.
Você também pode gostar
Aromas afrodisíacos
As fragrâncias fortes, amadeiradas ou florais geralmente ajudam a causar uma sensação de romance. São usadas em quartos de casais, em bares ou mesmo em motéis para ajudar a criar o clima de sensualidade e paixão. Também são usadas em casas de campo e chalés, pois combinam muito bem com o clima frio e casas de madeira. Se você vai para um encontro, usar perfumes com notas de baunilha, rosas vermelhas, canela, morango e magnólia pode ajudar a atingir seus objetivos de sedução.
Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras