Yin e Yang… Estas duas palavras são familiares para você? Talvez você não saiba o que elas significam, mas com certeza você já deve ter visto o símbolo Yin-Yang em algum lugar – aquele círculo metade preto e metade branco, lembrou?! Muitas pessoas costumam tatuá-lo, desenhá-lo em paredes de estúdios de meditação ou simplesmente usam-no por imaginarem o que ele representa. Mas será que todo mundo sabe o que realmente significa Yin-Yang? Atente-se ao artigo, entenda um pouco mais sobre o seu significado e descubra se você é mais Yin ou Yang!
Você encontrará nesse artigo:
O que é Yin e Yang?
Yin e Yang são dois conceitos da filosofia chinesa que representam a dualidade das energias: a luz e a escuridão. Este princípio detalha estas duas forças opostas que se complementam e estão presentes em absolutamente todas as coisas. O Yin é considerado o princípio ou início da noite – a Lua, enquanto o Yang é o princípio ou início do Sol – o dia. Algumas pessoas entendem Yin-Yang como a representatividade da Lua e do Sol, do feminino e do masculino, do dia e da noite, mas o seu conceito baseia-se primeiro no contexto de energias: a positiva e a negativa.
Assim como o seu símbolo nos mostra (a esfera, metade preta e metade branca), o ideal para que uma pessoa viva em harmonia com o seu próprio ser é que o equilíbrio das energias sejam mantidos – por isso muitas pessoas vivem se perguntando: “Será que eu sou mais Yin ou mais Yang?”, “Será que as minhas energias estão equilibradas?”. Mas você deve imaginar que o excesso de energia positiva possa ser algo benéfico… Mas saiba que não! A partir do momento em que um tipo de energia atinge o seu estado mais elevado possível, você fica desequilibrado, e a outra energia pode surgir com diversos efeitos totalmente contrários.
- Yin: representa a cor preta da esfera, ou seja, o lado esquerdo. Ele significa a inércia, a frieza e a passividade. Representa o feminino, a escuridão, a lua e a noite.
- Yang: representa a cor branca da esfera, ou seja, o lado direito. Ele significa o oposto do Yin – a atitude, a atividade e o calor. Representa o masculino, a luz, o sol e o dia.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que Yin e Yang significam, que tal descobrir qual é a sua energia dominante? Será que você é mais Yin ou Yang? Leia as características de cada um e veja com qual deles você mais se identifica!
Características de uma pessoa Yin
- Na vida rotineira, vive desanimado e cansado;
- A pele não tem uma tonalidade vibrante, ou ela é um pouco amarelada ou pálida;
- Prefere o calor, sua estação preferida é o verão;
- Quando ganha peso, a gordura fica acumulada no quadril e nas coxas;
- Possui pés e mãos frios;
- É adepto aos cochilos da tarde no sofá;
- Sente a sensação de recuperar as energias após beber cafeína;
- Geralmente sente extremo cansaço nas pernas;
- Funciona melhor durante a noite;
- É tranquilo, porém nem sempre disposto;
- É totalmente flexível e se adapta com facilidade.
Características de uma pessoa Yang
- Possui as bochechas rosadas;
- Quando ganha peso, a gordura se acumula na barriga;
- Costuma dormir pouco e come mais do que o necessário;
- É mais propenso a ficar estressado;
- Prefere o frio, sua estação preferida é o inverno;
- Geralmente sofre de prisão de ventre;
- Tem as mãos úmidas e quentes;
- Comumente é mais emotivo do que racional;
- Fala alto;
- Sua respiração é sonora;
- Funciona melhor durante o dia;
- Prefere bebidas mornas, quentes ou em temperatura ambiente;
- É uma pessoa enérgica, está sempre “ligada”;
- Não é tão flexível e não se adapta com facilidade.
Se você se identificou muito mais com Yin, tente equilibrar as suas energias! Na sua alimentação, prefira alimentos quentes como carnes e vegetais. Algumas frutas têm propriedades que são consideradas quentes, como a manga e a cereja, por exemplo. Nas emoções, identifique quais são os gatilhos que levam você à tristeza. Identificar o que lhe causa más sensações é o primeiro passo para iniciar um processo de equilíbrio. No corpo, busque por práticas que proporcionem calor e autoconfiança.
Você também pode gostar
Se você se identificou muito mais com Yang, busque o seu bem-estar com pequenas mudanças! Na alimentação, opte por alimentos refrescantes como saladas, pepinos, ervas como capim-santo e hortelã, e frutas fresquinhas. Evite um pouco as carnes e alimentos pesados. Nas emoções, identifique os gatilhos que lhe promovem raiva e o deixam estressado. Identificar gatilhos sempre será um meio eficaz de encontrar o equilíbrio! No corpo, pratique atividades que relaxam o corpo e a mente. Evite práticas que deixam o corpo quente e permita-se sentir a tranquilidade!