ORGANIZAÇÃO – Acho essa dica a mais importante! Quando não nos preparamos para ter a nossa alimentação saudável, acabamos comendo aquilo que tem no armário e na geladeira, ou na padaria mais próxima, e muitas vezes não é algo mais indicado.
Os alimentos mais saudáveis são aqueles preparados em casa, nada de industrializados, corantes e conservantes, gordura vegetal e um monte de açúcar. Para isso, devemos escolher um dia mais tranquilo da nossa semana e deixar alimentos pré-preparados para serem consumidos durante a semana. Podemos cozinhar uma quantidade maior de feijão e congelar em porções menores. Isso vale para todos os alimentos. Deixar a salada já lavada e guardar na geladeira. É importante não guardar as folhas molhadas. Podemos usar o “seca salada” para isso.
CONHECER OS LOCAIS PRÓXIMOS AO SERVIÇO – Dê uma passeada pela região onde trabalha e visite os estabelecimentos onde vende alimentos. Entre em uma padaria e conheça as suas opções, pare em uma conveniência de posto por onde passa e veja quais produtos são vendidos, vá aos mercados próximos no horário de almoço e conheça os seus produtos.
LEVE COMIDA COM VOCÊ – Tenha sempre com você algo prático e saudável! Algo que funciona muito bem são os mix de castanhas e frutas secas. Misture castanha de caju, do Pará, amêndoas, uva passa e damasco, coloque porções pequenas dentro de saquinhos plásticos já deixando várias porções prontas. Barrinhas de fibras, de proteína e pedaço de coco sem açúcar também são boas opções.
TENHA UTENSÍLIOS PARA TE AJUDAR – Hoje em dia, temos vários produtos que ajudam na organização da nossa alimentação. Temos bolsas térmicas bonitas e estilosas, potinhos de plásticos para guardar os seus snacks que serão consumidos durante o dia, garrafinhas térmicas, jarras para fazer água aromatizada, vale a pena dar uma conferida em sites de utensílios para a cozinha e produtos fitness.
PENSE FORA DA CAIXINHA – Experimente novos produtos, saia da sua rotina alimentar. Entre em sites e procure receitas saudáveis. Hoje em dia, já temos bastante receitas sem glúten, sem açúcar, opções rápidas e práticas, porém, que podem ser saudáveis. Pegue algumas receitas e comece a fazer. As primeiras vezes parece difícil, mas com o tempo você se acostuma com os ingredientes, consistência e sabor. Aliás, tem receitas muito mais saborosas do que as convencionais.
SE AUTOAVALIE – Veja quais são os pontos que estão sendo mais difíceis e impedindo que você siga a sua alimentação saudável. Conseguindo avaliar isso, com certeza, fica mais fácil saber o que você precisa fazer para melhorar. Está pecando na organização? Não tem ideias de receitas e preparo? Não sabe onde encontrar os produtos fora de casa? Então, se dedique a melhorar esse ponto! Após resolver isso, você consegue estabelecer um hábito e não fica mais difícil pensar e seguir a sua alimentação como deseja.
Você pode também pode gostar de outros textos da autora: Creatina: além dos benefícios esportivos