Um dos maiores problemas, e mais comuns, na hora de melhorar sua vida ou alcançar o sucesso que tanto deseja é a dificuldade em se comprometer com uma atividade por um longo período de tempo.
Comprometimento não é uma das palavras mais charmosas ou excitantes do mundo. Mas, com o passar do tempo, é ela que será responsável pelos verdadeiros resultados na sua vida.
Realizar seus planos comprometido com a causa — e não ser movido apenas pela inspiração ou algo do tipo — é uma habilidade muito poderosa. Eu lutei muito contra isso no passado. E às vezes ainda faço assim. Com o tempo, eu aprendi algumas coisas que me ajudam a encarar esse problema.
1- Quando estiver atarefado, concentre-se no processo
Eu uso essa quando trabalho ou escrevo, por exemplo. Eu não me cobro pelos resultados, a única coisa que tenho em mente é minha obrigação de realizar aquela tarefa. Apenas isso. Quando há comprometimento, os resultados são consequências naturais. E isso me ajuda porque:
- Eu sei que tudo que eu preciso é me concentrar na tarefa. E toda minha energia e atenção estão focadas em apenas uma direção, assim consigo fazer um trabalho melhor.
- Eu me sinto menos pressionada. Dessa forma, eu me sinto mais relaxada e disposta a continuar o trabalho protegida mentalmente contra os resultados que nunca chegam tão rápido quanto eu gostaria e da montanha-russa de emoções do dia a dia.
2- Lembre-se por que você está comprometido
Descubra as suas prioridades e as razões por que está fazendo isso. Seja por querer fornecer algo à sua família, fazer uma viagem, encontrar o trabalho da sua vida ou por querer melhorar sua autoestima, para não se perder no caminho e se manter concentrado:
- Escreva os seus motivos mais importantes. Separe uns minutos, sente, pegue um papel e uma caneta e aponte de uma a três razões que expliquem por que você está comprometido com o que está fazendo e por que quer fazer isso na sua vida nesse momento.
- Coloque essa lista num lugar onde você possa ver todos os dias. Como no seu escritório ou próximo da sua cama, assim você terá um lembrete todo dia.
3- Lembre-se: você não quer se machucar
Quando você se decepciona e não pensa profundamente sobre o que está fazendo, você acaba se machucando e diminuindo a sua autoestima. Não importa o que está fazendo, faça um feedback consigo mesmo para analisar qual tipo de pessoa você é. Veja se está fazendo a coisa certa para se tornar mais produtivo, gentil, indo à academia ou simplesmente descansando e se sentindo bem.
Você se sente mal depois de um tempo tendo só a preguiça como companhia ou apenas fazendo planos. Não há escapatória, não existe como fugir de si mesmo. E tentar fazer isso, sempre terá uma consequência.
4- Dê passos pequenos nos dias em que os maiores parecerem assustadores.
Algumas vezes, começar o dia com as tarefas mais importantes pode parecer assustador. Assim, você acaba querendo procrastinar. Quando isso acontece, uma coisa que funciona muito para mim é ser gentil. Eu me permito continuar em vez de entrar em conflito. Nessas horas eu opto por:
- Um passo pequeno. Eu faço um acordo comigo mesma de trabalhar apenas cinco minutos naquela tarefa mais importante e complexa.
- Um passo ainda menor. Se o pequeno passo for muito difícil, e eu me vejo procrastinando, faço outro acordo mas dessa vez com apenas um ou dois minutos de trabalho.
Às vezes, isso significa dividir uma tarefa em partes, algumas quase prontas e outras sendo trabalhadas ao longo do dia. Outras vezes, tudo que eu preciso para continuar trabalhando duro e ser mais produtivo é iniciar uma tarefa ou reiniciar. De qualquer forma, eu sempre estou seguindo em frente, em vez de ficar parada.
5- Comemore o que você fez hoje
Quando você aprecia seu trabalho, você se sente melhor em relação a sua vida e a si mesmo. E, ao longo do tempo, ao se tornar mais comprometido, as suas resistências internas diminuem, e isso possibilita você trabalhar com emoções positivas, quando comparado ao seu antigo eu.
Então…
- Pegue dois minutos no final do dia e pense sobre o que você gostou do seu trabalho hoje. Ou escreva no seu diário algumas coisas que gostou em si mesmo.
- Invista no seu estômago ou numa grande festa.
- Converse com alguém sobre o que aconteceu, como você aprendeu uma boa lição ou diga o quão orgulhoso está por ter feito algo importante hoje. Para fortalecer o hábito do comprometimento, sempre se recompense pelas coisas que fizer certo. Lembre-se de ser gentil consigo mesmo com as atividades atrasadas ou complexas. Não adianta nada cobrar-se demais ou tentar ser perfeito.
Veja o que você pode aprender com isso. Se necessário, tente alguma outra solução amanhã, e veja qual funciona melhor.
Você também pode gostar
Não é fácil se concentrar, estamos sempre cheios de informação e coisas a fazer, que muitas vezes nos tornamos mais improdutivos do que gostaríamos de admitir. Porém, só é possível alcançar o sucesso e os seus desejos sendo comprometido com a causa. Como todo hábito, o comprometimento não vai salvar já o seu amanhã, mas se trabalhar dia após dia seguindo essas dicas, não há dúvida de que colherá bons frutos da árvore da vida.