A ciência já comprovou que a inteligência e capacidade cognitiva de crianças nascidas nos últimos anos é muito superior às do século passado. Juntamente, deve-se falar nas inúmeras tecnologias e no processo de globalização que interfere na criação dos filhos.
Mas, em meio a todas estas dificuldades, como as mães têm lidado com seus papéis sociais?
Nesta semana que se aproxima do dia das mães, gostaríamos de lhe dar 5 dicas simples, porém extremamente importantes sobre como educar seus filhos da maneira mais correta possível, sem deixar que fatores externos interfiram no processo!
1. Baseie-se em seus princípios e valores
Durante a sua longa e exaustiva jornada de mãe, você deve ter encontrado palpites e interferências de pessoas que se dizem experientes.
Para saber lidar com o papel materno nos dias de hoje, é preciso deixar todas as opiniões que não lhe interessam de lado, e focar exclusivamente em seus princípios e valores.
Você também pode gostar
- Para você, o que significa ser mãe?
- Como está o seu relacionamento com a sua mãe? Reflita!
- As boas mães também erram! Saiba lidar com as suas falhas
Afinal, será com eles que seus filhos deverão crescer e se tornar boas pessoas. Neste momento, vale fazer uso da sua religião, crenças, na educação que recebeu de seus pais, e o que mais julgar ser correto.
2. Não tenha medo de fracassar
É uma característica intrínseca de todos os seres humanos a busca pela perfeição. E, com as mães, a história não seria diferente, não é?
Mas todas essas mulheres guerreiras precisam ter em mente que são seres humanos, e, consequentemente, podem errar a qualquer momento.
Não tenha medo de falhar ou fracassar em seu papel materno. Basta ter a humildade de assumir o erro, e pedir desculpa aos seus filhos. Embora você queira estar o mais perto possível da perfeição, lembre-se que isso não será possível em todos os momentos!
3. Desligue-se das redes sociais
Se você está ligada nas redes sociais, é provável que se depare com muitos discursos moralistas sobre a educação das nossas crianças.
Além disso, você já deve ter se deparado com “mães perfeitas”, que fazem posts falando de seus papéis desempenhados com excelência.
Não se iluda! Cada lar é um lar, e todas as mães passam pelas mesmas dificuldades, sentem os mesmos medos, e claro, erram da mesma maneira. Jamais se rebaixe ou sinta-se inferior a imagens que lhe são passadas (e na maioria dos casos, não são reais).
4. Perdoe
O processo de educação deve ser pautado no perdão. Assim como você, seus filhos também estão sujeitos a erros, e provavelmente irão lhe decepcionar em vários momentos da vida.
O que os diferenciará de “pessoas más” é a forma com que você conduz suas falhas e dificuldades. Perdoe sempre, e o faça de maneira clara e objetiva!
5. Não economize no amor
Muitos pais (e mães, obviamente) têm confundido e separado educação e amor. Porém, essas duas coisas estão intimamente ligadas!
Lições só serão aprendidas quando forem passadas com zelo, carinho e muito amor. Portanto, você, mãe, jamais deverá economizar na maneira com que ama e se doa diariamente para seus filhos!