Um dos requisitos importantes para se fazer ouvir por colegas, professores, colaboradores, é não construir um discurso que fala fala e diz muito pouco. Você deve se lembrar de que a capacidade de concentração das pessoas é muito pequena, portanto é preciso transmitir a mensagem enquanto elas estão atentas.
Um estudioso da linguagem chamado Grice descreveu o processo de comunicação ideal para que a mensagem transmitida seja compreendida pelo interlocutor da melhor forma possível. São princípios que explicam uma comunicação de excelência, dentre eles, três devem ser seguidos por você para ser mais objetivo. São eles:
1º Princípio: pensando no propósito da sua apresentação, diga apenas o que é necessário para atender aos objetivos do que você quer comunicar, não dê informações nem de mais nem de menos. Por exemplo, se você vai ilustrar sua apresentação com uma narrativa, descarte detalhes que não são importantes. Vá direto ao ponto onde quer chegar, fale a mensagem que quer transmitir e não dê detalhes irrelevantes.
Você também pode gostar de:
- Como vencer o medo de falar público em 6 passos
- Melhore sua comunicação e seu marketing pessoal
- 4 estratégias para ser um orador de alto impacto
2º Princípio: se você é daqueles que tem facilidade em expandir sua fala, atente-se mais uma vez ao objetivo do que você está comunicando e mantenha o tema de sua fala; não diga nada que não seja relacionado ao tema. Esteja consciente do que você fala, não deixe sua boca te comandar!
3º Princípio: dê atenção à sequencia de sua fala, de modo a construir um raciocínio lógico, coerente. Observe a ordem das informações para não construir um discurso que vai e vem nas ideias e acaba deixando o ouvinte confuso. A fala, tal como a escrita, é um texto (só que oral) e, portanto, deve ter início, meio e fim, deve ter uma argumentação gradativa.
Para atender a estes três princípios, é preciso tomar consciência do que esta falando, o porque está falando aquilo em específico, onde quer chegar com o comentário, ou seja, saber o que efetivamente é importante ser dito e que efeito você quer causar em seu público.
Em geral, prevalece a máxima que diz: “menos é mais”. Se você conseguir transmitir a mensagem que você quer com a menor quantidade possível de palavras e de modo que seu público assimile, você terá feito uma incrível apresentação.
Controle a boca e muito sucesso em sua exposição!
Oratória Mestra. Pratique! Comunique-se!