Para falar sobre saúde, recorro a uma organização, a OMS (Organização Mundial da Saúde) para saber como esta define a “Saúde”.
Pois bem, é definido saúde, não como uma ausência de doença, mas como uma conquista, um bem-estar. Saúde é o bem-estar Bio-Psico-Social do indivíduo. Para que tenhamos saúde, essas três instâncias precisam estar equilibradas. E para verificar se estão, preciso fazer umas perguntinhas…
Como está o seu biológico? Como você tem lidado com seu corpo, você o respeita? Tem lhe dado o devido descanso e exercitar-se? O leva ao banheiro quando ele pede? Tem lhe dado muitos remédios? Tem lhe nutrido com alimentos saudáveis? Tem bebido água suficiente? Muito café? Muito leite? Muita cerveja? E a sexualidade, está em dia? Você mantém um diálogo com seu corpo? Segura lágrimas ou xixi? E no psicológico, como está? Como você lida com a sua segurança interna, perdas e conquistas? Elogios e críticas? Sabe lidar com um e com outro? Com perdas e conquistas? E as frustrações? Você quer ganhar todas? Tem compulsões, vícios, atitudes recorrentes? Tem dito sim e não com naturalidade? Ou tem tentado ser agradável, bem visto, bem quisto, bem apreciado, submetendo-se dessa forma ao exterior? E o Social?
Como está sua relação com o outro no trabalho, na família, com vizinhos, com amores, com amigos, com desconhecidos? Sua relação com o trabalho, está bem? Lhe traz satisfação, realização, estímulo ou só chateação, obrigação e desconforto? Eu ainda acrescentaria à definição da OMS, um outro bem-estar: o Espiritual, que é a sua relação com você mesmo, com seu eu mais profundo, com seu sentido de vida, seu propósito.
Você também pode gostar
Está tudo ok? Então, perfeito! Mas, caso contrário, é bom cuidar. E se estiver, é bom cuidar também, cuidar da manutenção. Ficar no eterno “Orai e Vigiai”, auscultar-se, escutar-se, perceber-se, sentir-se e amar-se.