Cada vez mais as pessoas optam por morar em apartamentos, seja pela praticidade ou pela segurança. Com isso, é também frequente o número de animais de estimação neste tipo de moradia. Antes era proibido em muitos prédios, hoje em dia a prática é bem recorrente e na maior parte das vezes é tranquilo.
Abaixo, listamos algumas dicas de como é possível ter um gato ou cachorro no seu apartamento. Fique atento à higiene, ambiente, passeios frequentes e seja feliz vivendo ao lado do seu bichinho de estimação em qualquer lugar.
– Raças adequadas
Gatos se adequam mais facilmente a lugares com pouco espaço. Eles geralmente se sentirão o dono da casa, independentemente do tipo de moradia. Como eles são mais independentes e flexíveis, acharão os lugares perfeitos para se sentirem bem. Já para os cães é preciso mais atenção na hora de escolher a raça.
Faça uma pesquisa e veja se o cachorro que deseja tem um porte adequado, tem uma necessidade pequena ou moderada de exercício e também se tende a latir pouco, para não incomodar os vizinhos.
– Necessidades fisiológicas
Muitas pessoas instruem o pet a segurar a necessidade de xixi e cocô até que o dono o leve para uma volta no bairro. Porém, esta prática é pouco indicada, porque pode deixar o bichinho muito dependente e também fazer com que desenvolvam doenças de bexiga e rins, por segurarem por muito tempo.
O ideal é separar um lugar reservado e ensinar desde o início que ali é o lugar correto de fazer xixi e cocô. Caixas de areia, para os gatos, e toalhas higiênicas especiais reduzem o odor e tornam o ambiente mais agradável para todos.
– Exercícios físicos e convívio com outros animais
Apartamentos geralmente tem pouco espaço e qualquer cachorro precisa de exercício. O sedentarismo leva a obesidade e desenvolve inúmeras doenças. Desta forma, separe sempre um momento do seu dia para levar o bichinho para passear e se exercitar. Aproveite, se possível, para que neste tempo de lazer seu cachorro tenha contato com outros animais da mesma espécie. A sociabilidade é importante!
– Cuidado com o estresse
Bichinhos que vivem em apartamento tendem a ter mais crises de estresse e doenças como ansiedade e depressão. Sempre se certifique de dar atenção suficiente e entreter seu pet periodicamente.
Você também pode gostar
– Local para dormir
Assim como um local específico para as necessidades, é ideal que seja estabelecido um local correto para que seu pet durma de forma adequada. Assim, você estabelece limites e também deixa o ambiente mais confortável para ele.