Você já percebeu que quando viaja de avião há algumas mudanças em seu corpo? A maioria dessas alterações acontece devido à baixa pressão do ar, que diminui a umidade no ambiente e a oxigenação do organismo.
Entenda agora as mudanças que acontecem no organismo durante sua viagem:
- Ouvido
Seu ouvido, principalmente durante o pouso ou decolagem, fica tampado? Isso acontece porque a tuba auditiva permite a entrada de ar na cavidade da orelha, equilibrando nossa pressão interna em relação à externa, mas nessas ocasiões nem sempre ela age rapidamente, aí o tímpano fica tenso e temos a sensação de que estamos “surdos”. Uma dica é bocejar ou mascar chiclete, esse exercício ativa o músculo que abre a tuba e permite a entrada de ar.
- Pele
Se você tem a sensação de que sua pele está desidratada, isso acontece porque a epiderme, camada mais externa da pele, realiza constantes trocas de umidade com o ambiente. No avião, por exemplo, o ar é seco e a tendência é que a água presente na epiderme evapore mais rápido.
- Comida
É comum a comida parecer sem gosto, isso acontece porque a baixa umidade e a pressão atrapalham o trabalho das papilas gustativas na língua.
- Cabelo
Ocorre a energia estática, ou seja, o atrito dos corpos com materiais isolantes faz com que percam elétrons e fiquem carregados positivamente. Com o cabelo acontece ainda mais intensamente, dando a impressão de que os fios estão “elétricos”.
- Álcool
A baixa de oxigênio desacelera a metabolização do álcool pelo corpo, fazendo com que ele permaneça no sangue por mais tempo.
Você também pode gostar
- Trombose
Nos voos mais longos, os membros ficam parados por muito tempo e juntando com a desidratação, facilita a coagulação do sangue. Para evitar que isso aconteça, se mexa de tempos em tempos e tome bastante líquido.
Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras