Autoconhecimento

Compulsões

´Copo de bebida, cigarro, remédios e drogas em cima de mesa e fundo pretos.
Escrito por Alex Nielsen

Com uma vida tão agitada, cheia de afazeres diários, acabamos por desconsiderar pequenos estímulos e prazeres em nossa vida como uma simples caminhada, uma refeição mais leve, até mesmo termos um dia mais produtivo em nosso trabalho. Com isto, geramos compulsões: no açúcar, álcool, drogas, redes sociais, celulares, compras e muitas outras coisas, com a ilusão inconsciente que obteremos os mesmos prazeres.

Estas decisões que acabamos tomando, substituindo os prazeres simples por estas compulsões, acabam deixando o nosso dia a dia mais difícil e pesado, pois diminuímos o valor. É como se as coisas simples de se viver não tivessem o mesmo valor e, consequentemente, aumentam mais ainda estas compulsões em nosso dia.

Agora, como a Inteligência Emocional pode nos ajudar a diminuir estas compulsões?

Existe um diagnóstico psiquiátrico, no qual nos fala que as compulsões são a quarta mais frequente na população mundial. Elas são classificadas por específicos hábitos que se repetem, mesmo quando trazem complicações à saúde ou à vida familiar e até pessoal.

Compulsões

Pela minha experiência e também por diversos casos esclarecidos na internet, a comida passa a ser muito mais do que uma fonte de nutrição. Acaba se tornando um vício, talvez, pior até que uma droga, pois, além de ser mais acessível, é algo vital, nos trazendo a ideia que estamos apenas nutrindo o nosso corpo.

O prazer que é gerado pela comida acaba funcionando como mecanismo para suprir este vazio emocional, no qual muitas vezes, e de forma inconsciente, associam a comida como seu refúgio, seu porto seguro.

Mas claro que não existe apenas a compulsão por comida, existem diversos outros tipos, como o vício por sexo, trabalho (os workaholic), bebidas, compras, enfim, muitos outros compondo uma extensa lista de transtornos.

Geralmente, pessoas compulsivas sentem um enorme alívio, quase que imediato, no primeiro momento que cedem à compulsão, mas logo acabam se sentindo culpados e até envergonhados, pois existe uma consciência por trás dela.

Através da Inteligência Emocional, podemos nos ajudar, e o primeiro passo é a autopercepção. Comece a reparar quais são os momentos no qual você acaba se descontrolando, o que sente e como fica após ceder. Tente descobrir qual é o gatilho emocional que está te levando ao sentimento. Por exemplo, algumas pessoas que ficam muito nervosas, e se encontram em meio a um momento de pressão e/ou estresse, recorrem ao doce para lhe darem a “calmaria” momentânea.

Quando você passa a identificar estes padrões, começa a ter a possibilidade e oportunidade para criar novos rituais nos momentos exatos, buscando alternativas mais saudáveis para suprir tal necessidade emocional que estão te levando à compulsão.

Compulsões

Baseado neste conhecimento que acaba de obter, comece a incluir atividades saudáveis em sua rotina. Não precisa correr uma maratona no dia seguinte, talvez faça muito tempo que não faz um exercício físico. O importante é começar, então, monte uma estratégia para que, aos poucos, passe a introduzir este novo hábito em sua vida. Busque também outros meios que lhe dão prazer, como estudar algo de seu interesse, ler um livro, reencontrar amigos com mais frequência, enfim, buscar aqueles prazeres saudáveis como alternativas.

Outro ponto muito importante, no qual é a base da Inteligência Emocional, é aprender a lidar com os seus sentimentos e emoções, percebendo-as e direcionando-as de forma consciente e saudável. Desta forma, você não mais descontará o desequilíbrio emocional em nenhum tipo de compulsão. É extremamente importante compreender as suas emoções e como elas funcionam, como são ativadas e aí buscar alternativas para aliviar a pressão interna. Agindo desta forma, suas emoções deixam de ser o seu maior inimigo (autossabotagem), e passam a atuar como sua aliada no dia a dia.

Quando usamos de Inteligência Emocional como nossa aliada no cotidiano, começamos a enfrentar e vencer qualquer que seja o descontrole, pois esta habilidade irá treinar a suas emoções e a forma como elas atuam em sua vida.

Outra sugestão para ser agregado é buscar a Constelação Familiar Sistêmica, pois ela mostrará com clareza a causa destas compulsões, ou seja, mostrará o que está por trás da emoção que te leva à compulsão e, assim, poderá trabalhar de forma rápida e eficiente.

Você também pode gostar

Pela minha vivência e experiência com as Constelações Familiares e Coaching – são mais de 15 anos trabalhando com pessoas e suas emoções -, quando realmente estão dispostas a olhar para o problema e aplicarem uma nova disciplina na vida, em pouco tempo, se veem livres deste mal. Mas lembre-se: não existe solução mágica e, sim, força de vontade e comprometimento para com a sua vida.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado e a partir daqui possa ter uma vida mais livre.

Um grande abraço no coração de cada um de vocês.

Sobre o autor

Alex Nielsen

Alex Nielsen é terapeuta sistêmico, especializado em relacionamentos abusivos e tóxicos e na reconstrução da autoestima, com mais de 11 anos de experiência ajudando pessoas a se libertarem de ciclos destrutivos e a recuperarem sua confiança emocional. Especialista em constelações familiares, PNL e psicologia positiva, ele aplica essas abordagens para apoiar seus pacientes na busca por uma vida emocionalmente saudável. Além de seu trabalho como terapeuta, Alex é autor do livro "Despertar Emocional", onde oferece ferramentas práticas para o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento. Em suas colunas, compartilha orientações focadas na cura emocional e na construção de relacionamentos equilibrados.

E-mail: contato.alexnielsen@gmail.com

WhastApp: (11) 98762-3692

Site: alexnielsen.com.br

Facebook: @alexnielsenoficial

Instagram: @alexnielsenoficial

Youtube: @paialexnielsen