Desde criança aprendemos que devemos obedecer e agradar aos outros. Mas em que momento nos esqueceram de ensinar como devemos obedecer a nós mesmos? Pode parecer confuso “obedecer a si mesmo”, por isso vou trocar por um outro termo mais comum: confiar em si mesmo.
Crescemos em uma cultura que valoriza o status e somos ensinados que o sucesso pessoal e profissional é baseado em exemplos externos, nos incentivando a imitar e a agradar os outros que consideramos bem-sucedidos.
Seja nossos pais, familiares, nossos chefes, amigos ou até mesmo pessoas famosas que nunca conhecemos, mas queremos ser como elas. O problema dessa busca incessante para se adequar em um padrão externo, é que esse comportamento afeta negativamente a autoconfiança. Mas o que é ser autoconfiante?
Ser autoconfiante é ter aquela sensação interna de que “eu posso” e ter fé de que consegue fazer o que quer fazer. A autoconfiança é acreditar na própria vontade e no seu poder de concretizá-la. O que fica difícil é mantê-la viva quando se está preocupado em se adequar aos padrões de sucesso que o mundo externo um dia te ensinou a seguir. Por isso a solução para recuperar (ou aprender) a ter autoconfiança é trabalhar o autoconhecimento e descobrir do que você é capaz.
Comece com reflexões diárias. Reserve alguns minutos por dia e pare para refletir quem você é de verdade. Descubra o que realmente te faz feliz. Pense sobre que tipo de vida o seu eu mais íntimo quer ter e não o que os outros te ensinaram que é certo. A cada reflexão, se aproxime cada vez mais do seu próprio senso do que é ser bem-sucedido e feliz e faça tudo o que puder para alcançar isso. Sem depender da aprovação dos outros, sem depender de status algum. Depois da reflexão, é hora de colocar em prática a experimentação.
Reflita, experimente e a autoconfiança voltará para você!Experimente se colocar em situações diversas. Tanto as que você gosta e se dá bem, quanto situações novas e também situações desconfortantes. Se desafie a cada uma delas e observe como você age e se comporta.
Você também pode gostar
Repare como você tem um potencial de fazer o que quer em cada situação. No começo pode ser difícil, mas não desista! Insista e aos poucos você perderá a vergonha de agir e ser como você realmente é. E, com o tempo, você vai perceber como se livrar de expectativas externas e confiar no seu eu verdadeiro para agir livremente, isso fará você confiar mais em si mesmo. Então, o seu caminho para melhorar a sua autoconfiança será construído.
Escrito por Ricardo Sturk da equipe Eu Sem Fronteiras