A Reorganização Neurofuncional é um método terapêutico idealizado pela Dra Beatriz Padovan (fonoaudióloga), e foi mostrado à comunidade científica em 1975. Utilizo-o em minhas terapias há 25 anos, ele tem como princípio o reestabelecimento de três fases básicas para um bom desenvolvimento global do indivíduo, que são: andar (fase neuro motora), falar (fase motora da fala e linguagem expressiva-receptiva), pensar (capacidade de aprender e se adaptar ao meio em que vive).
Ao estudar o educador alemão Rudolf Steiner, criador da pedagogia Waldorf, a Dra Beatriz descobriu uma conferência intitulada “Andar-Falar-Pensar”, e percebeu um raciocínio óbvio e coerente com as dificuldades que observava em seus atendimentos no consultório.
Para Rudolf Steiner, uma das conexões mais importantes para conhecimento e aplicação na educação, e por extensão, também num processo terapêutico, é o que se refere às relações entre o andar, o falar e o pensar.
Ele afirma que estas três atividades definem o ser humano como tal: “o homem é o ser que anda ereto, usa uma linguagem codificada e elabora ideias, isto é, o ser que pensa.
Andar
Não é um simples locomover-se, erguer-se e andar ereto é apenas o traço mais visível de um processo evolutivo que leva a criança de uma posição horizontal à posição vertical. Ela vai ter que vencer a força da gravidade e colocar seu corpo no espaço, com equilíbrio e harmonia, dominando todas as direções espaciais.
Falar
Não se restringe apenas a palavra oral, mas abarca qualquer tipo de comunicação. Há vários tipo de linguagem: gestual, mímica, leitura, escrita, matemática, música, código Morse e muitas outras.
Como disse David Boadella, “mesmo o silêncio absoluto nos diz algo da pessoa. É impossível o indivíduo não se comunicar”.
Pensar
Todos os seres vivos possuem um programa genético, mas necessitam do meio ambiente adequado para poder manifestá-lo. Os animais, em geral, são programados para cumprir seu potencial genético, não podendo modificá-lo. Com o homem, porém, é diferente, porque ele pode modificar, e mesmo aprimorar este potencial. Isto acontece porque no ser humano existe a possibilidade de escolher, o poder de pensar. Esta capacidade do pensamento o distingue dos animais.
Para Rudolf Steiner, o que se denomina pensar, é o poder de adaptar-se e aprender, características pertinentes ao homem.
A fonoaudiologia da Reorganização Neurofuncional, utiliza estas fases do desenvolvimento para resgatar falhas de processos que não foram bem estabelecidos no amadurecimento global, realizando exercícios pertinentes a cada uma delas, para que o indivíduo possa desenvolver-se adequadamente nas suas potencialidades de realização, sejam elas: motora global, fina, funções executivas, linguagem e aprendizado. Atualmente este método é usado em vários países como Alemanha, Canadá, Espanha, Grécia, França, Índia, Marrocos, entre outros.
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Utilizo essa metodologia em minha prática clínica, com resultados importantes em pacientes com comprometimento de distúrbio de leitura e escrita, trocas articulatórias (dislalia – dificuldade na articulação de palavras), respiração oral, flacidez de musculatura extra e intra oral, TDAH (transtorno do deficit de atenção /hiperatividade), TEA (transtorno do espectro autista) e dislexia.