A comida picante costuma dividir opiniões, porque muitos amam e outros preferem passar bem longe. No entanto, cada vez mais estudos mostram os benefícios que uma alimentação com doses generosas de ardidinho nos proporciona. Uma comida picante melhora o metabolismo, fazendo com que a dieta seja turbinada por conta de seu poder termogênico.
Também melhora o trato intestinal, ajudando a acabar com a constipação, e melhora a digestão. Dá uma dose extra de energia e ainda auxilia na qualidade do sono. É rica em antioxidantes e ainda ajuda a embelezar a pele, pois desobstrui os poros naturalmente.
A pimenta é um dos condimentos que mais variedade tem e que confere grande picância aos alimentos preparados: pimenta malagueta, biquinho, do reino, jalapeño, habanero, de cheiro, branca, doce cumari. Existe uma infinidade delas e cada uma tem um nível de ardência diferente, sendo também indicadas para diferentes pratos.
Além da pimenta, outros alimentos e temperos, como pimentão, curry, gengibre, páprica e até mesmo a canela, dependendo de como é usada, também são responsáveis por tornarem a comida picante. O ideal é saber balancear e usar todos eles a seu favor, caso contrário realmente podem arruinar uma comida. Comece testando aos poucos, colocando pouca quantidade e aumentando conforme o seu paladar.
Para te ajudar nessa empreitada de buscar os benefícios de uma comida picante, relacionamos três receitas abaixo que vão preparar seu paladar para esta festa de sabores. Confira e experimente:
Frango Doce e Picante
Receita retirada do GNT – Receitas da Carolina
Ingredientes:
- 2 colheres (chá) de cominho em pó
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 4 coxas e sobrecoxas com pele
- 1 cebola média cortada em pedaços irregulares
- 3 dentes de alho picados
- 50 g de gengibre picado em rodelas
- 1 lata de tomates sem pele
- 1/2 xícara (chá) de uva passa
- 1/2 maço de cheiro-verde bem picado
- Azeite de oliva a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
Tempere o frango com cominho, canela, sal e pimenta. Esquente uma frigideira com o azeite, coloque o frango com a pele para baixo e deixe dourar. Retire o frango e reserve.
Coloque as cebolas, o alho e o gengibre e depois deixe dourar. Acrescente as sobrecoxas, as uvas passas e o tomate sem pele, espremendo-o com as mãos antes de colocar na frigideira. Abafe e deixe em fogo baixo por 30 minutos, fazendo com que o frango fique macio e desmanchando. Acerte o tempero e sirva bem quente.
Salsa mexicana picante
Receita de All Recipes
- 4 xícaras (720 g) de tomate picado
- 2 xícaras (300 g) de pimentão verde picado
- 3/4 xícara (120 g) de cebola picada
- 1 xícara (135 g) de pimenta jalapeño picada
- 1 1/2 colher (chá) de sal
- 1/2 colher (chá) de alho picado
- 1 1/4 xícara (300 ml) de vinagre de cidra
Modo de preparo
Junte todos os ingredientes numa panela e deixe ferver. Tampe e deixe fervendo em fogo baixo por cerca de uma hora. Quanto mais ferver, mais apimentado fica.
Brigadeiro picante
Receita de Leite Moça
Brigadeiro:
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Manteiga para untar
Geleia de pimenta:
- 3 pimentas dedo-de-moça médias, sem sementes, picadas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo
Brigadeiro:
Em uma panela, misture o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e coloque em quadrados de papel celofane (4x4cm) e em forminhas de papel. Reserve.
Você também pode gostar
Geleia de pimenta:
Em outra panela, misture a pimenta com o açúcar e três colheres (sopa) de água. Leve ao fogo, deixando ferver por cerca de 2 minutos para apurar. Espere esfriar. Com uma colher pequena, pressione o centro de cada docinho, fazendo uma cavidade. Coloque uma porção da geleia e sirva.
Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.