Muitos falam sobre os benefícios de um banho gelado. Há quem diga que ele faz emagrecer, há quem o descreva como uma prevenção para doenças e há quem o veja como uma ferramenta para uma maior clareza mental. Mas o que diz a ciência? Vale mesmo a pena fazer ou é apenas uma moda passageira?
Realmente dizem que os benefícios de tomar um banho gelado são inúmeros e abrangem diversas áreas, do físico ao psicológico. Nem todos notaram melhorias ao tentar chuveiros frios: alguns acham inútil, mas, para outros, isso foi uma descoberta. Então vamos ver, no decorrer deste texto, quais são os benefícios de encarar um banho gelado, e se, de fato, o nosso organismo se beneficia dessa prática.
Tudo sobre banho gelado
Benefícios psicológicos do banho gelado para a mente
Tomar um banho gelado, principalmente pela manhã, te acorda e te dá uma adrenalina que te permite começar o dia com mais energia. Isso pode ser descrito como uma recarga de energia natural, mais ou menos como beber uma grande xícara de café.
E mais do que isso: muitos argumentam que começar o dia com esse choque térmico pode ajudá-lo com uma melhor clareza mental e uma maior concentração nas horas seguintes. Uma certa quantidade de concentração é certamente necessária para ficar sob um jato de água congelada, ignorando a reação de perigo que é enviada pelo cérebro.
Para se colocar em uma condição tão desconfortável todos os dias, também é necessária uma grande força de vontade. Portanto, esse pode ser um exercício válido para quem quer treinar a mente e fortalecê-la para as situações de medo e de pânico em que se pode encontrar no dia a dia.
Fazer algo que nos assusta nos ajuda a sair da zona de conforto a que estamos acostumados ao levar o corpo e a mente a *sentir* os estresses e os estímulos aos quais nossos ancestrais foram submetidos. Portanto, provar a si mesmo que você é capaz de fazer algo tão difícil e de sua própria escolha deixa você com uma bela sensação de satisfação e realização.
Por fim, o choque de um banho gelado traz sua mente de volta ao presente, forçando você a se concentrar no aqui e agora, em seu corpo, sua mente e sua respiração. Você começa a apreciar mais as pequenas coisas, as realmente importantes, e a dar menos peso às supérfluas. Mas além desses benefícios que podem ser um estímulo para a mente, elencamos, logo abaixo, mais
benefícios do banho gelado. Confira!
Benefícios gerais do banho gelado
1 – Aumento dos níveis de energia
As pessoas que começaram a tomar banho frio pela manhã notaram imediatamente um aumento quase imediato nos níveis de energia percebidos, o que foi comparado ao efeito de beber 3 cafés.
De fato, foi demonstrado que o estresse pelo frio reduz os níveis de serotonina na maioria das regiões do cérebro e, ao mesmo tempo, aumenta os níveis de endorfinas e cortisol no sangue.
2 – Melhor humor
Ao contrário do que você pode pensar, um banho frio traz consigo um forte estresse fisiológico que é benéfico para o nosso corpo, pois nos ajuda a combater a depressão, que é um transtorno de humor que pode se manifestar por causa da mudança de emoções e de comportamentos. A exposição ao frio é conhecida por ativar o sistema nervoso simpático e aumentar o nível sanguíneo de beta-endorfina e também aumentar a liberação sináptica de norepinefrina no cérebro.
Você deve saber que a progressão de doenças degenerativas pode ser retardada ou até mesmo interrompida por exercícios térmicos constantes, como um banho frio. Isso foi confirmado por meio de artigo publicado no fórum científico Medical Hypotheses em 2016, que apontou que dois ou três minutos de ducha fria já são o suficiente para ajudar a aliviar os sintomas depressivos.
3 – Fortalecimento do sistema imunológico
Um estudo incrível da PLoS One (em 2016) relatou que, em um grupo de trabalhadores, incorporar banhos frios em suas rotinas reduziu as licenças médicas em 29%. Se somarmos isso a uma atividade física constante, a falta ao trabalho por causa de doenças foi reduzida em 54%.
4 – Aumento do metabolismo
Durante um banho frio, seus músculos vão começar a tremer involuntariamente, os famosos calafrios. Esse é o truque que o corpo usa para manter sua temperatura. Os calafrios, especificamente, geram calor e, para isso, consomem calorias e, portanto, estimulam o metabolismo a acelerar.
5 – Melhora a capacidade antioxidante e diminui o ácido úrico
Também se descobriu que a diminuição do ácido úrico era consequência direta da exposição repetida ao frio. Portanto, um estresse térmico constante envolve uma adaptação antioxidante do nosso corpo, um mecanismo que ele põe em prática como consequência do frio e que determina uma maior resistência às doenças.
Você também pode gostar
Portanto, à medida que a popularidade dos banhos gelado cresce, muitos têm apreciado essa prática. Claro que isso é muito particular, principalmente para quem mora em regiões onde o inverno apresenta temperaturas próximas a zero, já que fica bem mais difícil encarar um banho gelado. De qualquer modo, não custa tentar e então perceber o que o banho gelado proporciona a você.