Menstruação Saúde da Mulher Universo Feminino

Conheça os significados das cores da menstruação

Mulher sorrindo segurando um absorvente e um o.b
user18526052 / Freepik
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sabe quais são os significados das cores da menstruação? Quando o sangue aparece mais vermelho, por exemplo, o que isso quer dizer? E quando ele está mais marrom? Por meio do conteúdo que preparamos, você vai descobrir como o seu corpo pode usar o seu sangue menstrual para lhe mostrar o que está acontecendo no seu organismo. Surpreenda-se com cada informação!

A menstruação faz parte da vida de toda mulher em fase reprodutiva. Ainda assim, é cercada de dúvidas e preocupações, pois está diretamente relacionada com a saúde física dela. Uma das questões mais frequentes tem a ver com os significados das cores da menstruação.

Não tem jeito: por mais que saibamos que é uma etapa natural e conheçamos o nosso próprio corpo, sempre fica aquela pulguinha atrás da orelha: por que o sangue muda de cor ao longo dos dias do ciclo? Será que é motivo para preocupação? O que será que o seu sangue menstrual está tentando te dizer?

Bem, se você já deu aquela verificada no absorvente (ou coletor menstrual), deve ter reparado que o sangue tende a variar de um vermelho-vivo a um marrom-escuro. Será que essas cores indicam algum problema de saúde, uma infecção… ou está tudo dentro da normalidade?

Se você está encucada com isso, veio ao lugar certo. Aqui você vai conhecer as principais cores do seu sangue menstrual, o que cada uma delas significa e se é preciso procurar ajuda médica. Está pronta? Então embarque nessa jornada e venha conhecer mais sobre seu corpo!

Sangue menstrual preto

Se você se deparou com sangue menstrual preto ou muito escuro, é bem provável que ele tenha ficado muito tempo no útero antes de ser eliminado. Em geral, indica um fluxo mais lento que o normal e costuma ser mais comum bem no início ou no finzinho da menstruação. Portanto, em condições normais, não é algo com que você deva se preocupar.

Sangue menstrual marrom

Essa cor é um indício de que o sangue pode ter oxidado e escurecido antes de ser expelido. Também é uma cor típica de início ou fim de menstruação, podendo indicar uma mistura do fluxo antigo com o atual.

Sangue menstrual vermelho-escuro

Essa coloração pode ocorrer em diferentes momentos da menstruação. Normalmente não é sinal de problema, estando mais associada ao volume do fluxo e ao tempo em que o sangue ficou retido no útero antes de ser excretado.

Sangue menstrual vermelho-vivo

Absorvente, ob e coletor menstrual
freepik / Freepik

Essa é uma cor de sangue bem no início da menstruação, logo nos primeiros dias, quando o endométrio acabou de descamar e o fluxo começa a ficar intenso.
É a coloração de um sangue fresco, de produção bem ativa e que não ficou muito tempo retido. O sangramento pode vir acompanhado de coágulos. Em geral, é normal.

Sangue menstrual rosa

Não se trata exatamente um sangue rosa. Na verdade, isso acontece porque o sangue se mistura com outras secreções naturais do seu corpo (como, por exemplo, o fluido fértil cervical). Daí o vermelho acaba sendo “atenuado”.
Pode ser resultado de algumas alterações hormonais ou se tratar de sangramento de ovulação ou de escape típico do uso de contraceptivos orais.

Sangue menstrual cinza

A coloração cinza pode ser resultado do sangue menstrual misturado com algum fluido amarelado. Fluidos nesse tom quase sempre estão ligados a infecções. Sendo assim, essa é uma cor que inspira atenção.

Quando procurar orientação médica

Qualquer alteração pode preocupar, mesmo que aparentemente ela esteja dentro do “script”. Ninguém melhor do que você para saber o que é atípico no seu organismo. Mas podemos trazer algumas dicas básicas sobre possíveis anormalidades.
No geral, as cores são indicativos de fases da menstruação – ou seja, cada uma (exceto pelo acinzentado) vai surgir em um determinado momento do seu ciclo, então não é motivo para alarme. Mas, se você perceber qualquer sinal fora do normal, como cheiro ruim e/ou forte, dor, febre ou algum sintoma que não condiga com a menstruação, procure seu médico.

Por exemplo, sangramento rosa e aguado que esteja fora do seu ciclo menstrual e ocorra sem um padrão pode ser um indício de câncer cervical – claro, desde que observados outros aspectos e sintomas.

Essa mesma coloração pode estar associada a alguma infecção vaginal ou lesão interna da vagina ou do colo do útero. Pode, ainda, apontar um início de gravidez.
Além das infecções, o sangue acinzentado, se vier acompanhado de coágulos ou pedaços de tecido no mesmo tom, pode sinalizar aborto espontâneo.
Muitos dias de escape também indicam algum problema hormonal ou mesmo ISTs (infecções sexuais transmissíveis). Alterações no volume do ciclo e sangramentos fora de hora também são motivo de atenção.

Você também pode gostar:

Procure seu médico assim que perceber essas alterações, mas não se esqueça de fazer seu check-up periódico, mantendo seus exames em dia. Assim você reduz as chances de alguma normalidade acontecer ou se desdobrar de maneira desfavorável.

A menstruação ainda é um processo natural que necessita ser compreendido – e também aceito –, porque ela é cercada de tabus, o que dificulta bastante na busca de informações e de tratamento em caso de alguma anormalidade. Precisamos falar mais abertamente sobre essa fase e tudo que ela representa. Ela vai te acompanhar por uma boa parte da sua vida, então está mais do que na hora de fazer as pazes com ela e com o seu próprio corpo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br