O principal alimento de um ser humano durante os seis primeiros meses de vida é o leite materno. Repleto de proteínas, de nutrientes e de reforços à imunidade de um recém-nascido, o líquido deixa de ser produzido pela mãe depois de algum tempo. Isso significa que devemos parar de consumi-lo conforme crescemos, certo?
Na verdade, não é bem isso que acontece. Quando crescemos, continuamos tomando leite, que vem de uma fonte diferente. Além disso, ele é destinado a bezerros, e não a humanos, então será que a ingestão de leite de vaca por humanos é realmente benéfica para a saúde? Ou esse líquido é um vilão na nossa dieta? Encontre respostas para isso, a seguir!
Direto ao ponto
Os malefícios do leite
Antes de falar sobre os malefícios do leite, é importante mencionar que os fatos citados abaixo são relacionados ao leite de vaca e não ao leite humano.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno é recomendado até os 2 anos de idade, então nunca se deve descartar a ingestão de leite humano por bebês. Tendo essa informação em mente, leia com atenção cada um dos malefícios do leite de vaca para humanos, a seguir!
1) Desconfortos intestinais
Para que o leite seja digerido pelo corpo humano, é preciso que a enzima lactase entre em ação. Embora ela esteja presente no organismo de bebês, ela não está presente em muitos organismos adultos. De acordo com o artigo “Lactase Non-persistence and Lactose Intolerance”, de 2017, cerca de 65% da população mundial é intolerante à lactose. Como consequência disso, elas podem experienciar desconfortos intestinais ao ingerir leite de vaca, como gases, cólicas e diarreia.
2) Cravos e espinhas
Um dos fatores que provoca o aparecimento de cravos e espinhas é um desequilíbrio hormonal no corpo de uma pessoa. Segundo um estudo de 2007, da Harvard School of Public Health, o leite de vaca é rico em hormônios que, quando ingeridos por humanos, podem levar ao desenvolvimento de acne. Além disso, o alto nível de insulina e de aminoácidos do líquido contribuem para o aumento das lesões na pele.
3) Sobrecarga dos rins
Quando pensamos nos benefícios do leite, imediatamente associamos a bebida ao cálcio que ela apresenta, no entanto os níveis desse nutriente no líquido são muito elevados para o corpo humano. Por isso, de acordo com a nutricionista funcional Melissa Suarez, o consumo excessivo de leite pode sobrecarregar os rins e, como consequência disso, dificultar a absorção de cálcio.
Mas e as vantagens do consumo de leite?
Apesar dos malefícios que o leite de vaca pode apresentar para o organismo adulto, existem vantagens no consumo da bebida. Veja quais são elas:
1) Fortalecimento dos ossos
O leite de vaca, assim como outros alimentos, é rico em cálcio, porém, segundo a doutora Patrícia Blumer, pesquisadora científica do Centro de Tecnologia de Alimentos –Instituto de Tecnologia de Alimentos do Estado de São Paulo, a bebida traz uma peculiaridade. O leite não é só rico em cálcio, como também em lactose, proteína e caseinofosfopeptídeos, que facilita a absorção desse cálcio pelo corpo. Dessa maneira, os ossos são fortalecidos.
2) Redução da pressão arterial
Um estudo realizado pela Universidade Wageningen, da Holanda, em 2014, identificou que o consumo regular de leite auxilia no controle da pressão arterial. Isso porque a bebida reduz o aperto dos vasos sanguíneos, que costuma causar a hipertensão, portanto a bebida e os derivados dela, como iogurte e queijo, são importantes para a facilitação da circulação sanguínea.
3) Absorção de vitamina D
A vitamina D é fundamental para o combate à osteoporose, então é fundamental que ela seja absorvida adequadamente pelo corpo humano, e o leite de vaca oferece esse benefício. Ao consumir um copo de leite reduzido em gorduras e enriquecido com vitamina D, uma pessoa adulta estará suprindo quase metade da recomendação diária do nutriente, mantendo a saúde dos ossos dela.
Possíveis substituições
Além dos malefícios que o leite apresenta para o corpo humano, muitas pessoas se posicionam contra o consumo da bebida por ela ser obtida a partir do sofrimento de vacas, porque elas são tratadas como máquinas e têm a própria saúde prejudicada no processo de extração industrial do leite.
Para que uma vaca produza leite, ela precisa estar prenha ou ter gerado um bezerro, então as instituições que vendem leite fazem com que as vacas estejam engravidando continuamente, para que a produção do líquido não seja interrompida. Como se isso não bastasse, o leite que deveria ser entregue aos bezerros é vendido.
Mesmo tendo um forte instinto maternal, as vacas são separadas dos filhotes, que serão abatidos. Quando elas não conseguem mais produzir tanto leite, são igualmente abatidas. Embora essa realidade ainda não seja muito conhecida pela maioria da população, o movimento vegano tem chamado cada vez mais a atenção para ela.
Como consequência dessa realidade, o consumo de leite pode ser reduzido não só pelos malefícios do líquido para a saúde humana, mas também pela crueldade que está envolvida na produção dele. Felizmente, existem substituições para o leite de vaca que são tão nutritivas e saborosas quanto ele, sem violência.
No mercado, você pode procurar por leites sem lactose, orgânicos ou produzidos a partir de castanhas. Dessa maneira, você não estará contribuindo com o sistema que violenta animais, ao mesmo tempo em que estará preservando sua saúde. É verdade que o preço dessas opções nem sempre é o mais baixo. Por isso, veja como reproduzir algumas delas na sua casa:
1) Leite de aveia
O leite de aveia é uma opção rica em vitamina B. Isso significa que ele atua de forma positiva no sistema nervoso central, mantendo a saúde do seu cérebro. Outro benefício é que ele favorece os níveis de colesterol bom, ajudando no funcionamento do seu coração.
Ingredientes:
- ½ xícara de aveia
- 2 ½ xícara de água potável
Preparo:
Coloque a aveia de molho em 1 xícara de água por cerca de duas horas. Após esse período, bata a mistura no liquidificador, adicionando a água que sobrou. Depois, coe o líquido e esquente no fogo, até que o leite se torne mais espesso.
2) Leite de castanha-do-pará
O leite de castanha-do-pará concentra os benefícios desse ingrediente. A castanha-do-pará é rica em antioxidantes, melhorando a aparência da pele, dos cabelos e das unhas. Também, ela diminui o colesterol ruim e auxilia no funcionamento do intestino.
Ingredientes:
- 1 xícara de água morna
- 3 colheres (sopa) de castanha-do-pará
Preparo:
Para esta receita, você só precisa bater os ingredientes no liquidificador, até que eles formem um líquido homogêneo. Assim que atingir esse ponto, coe a mistura com ajuda de um pano limpo, ou com um coador bem pequeno. Está pronto para consumir!
3) Leite de coco
O leite de coco, assim como o leite de castanha do pará, apresenta uma função antioxidante. Além disso, ele é rico em vitaminas A, C e E, fortalecendo o sistema imunológico e repondo os minerais perdidos depois da prática de atividade física.
Ingredientes:
- carne de 1 coco ralada
- 1 litro de água quente
- água de 1 coco
Preparo:
Depois de separar todos os ingredientes, leve-os ao liquidificador, tomando cuidado com a água quente. Bata até que a mistura esteja homogênea e finalize coando a preparação. Quando amornar, você já pode beber.
Você também pode gostar
A partir do conteúdo apresentado, observamos que o leite de vaca pode não ser a melhor opção de consumo para os humanos, entretanto existem ótimos substitutos para esse líquido, que são mais benéficos para a saúde das pessoas e que não contribuem com a crueldade contra animais. Faça uma mudança nos seus hábitos, pelo seu bem e pelo bem da natureza!