É cada dia mais frequente se ouvir falar a respeito das terapias naturais e seus benefícios, como também o conceito de que toda doença em sua maior parte possui origem na mente, através de sentimentos vivenciados durante a vida que se tornaram conflitos mentais e mais tarde se manifestarão como doenças físicas.
Embora a sociedade moderna nos pressione com situações cada vez mais desafiadoras, exigindo cada vez mais um ritmo acelerado, a natureza humana continua a mesma, desenvolvendo em maior ou menor grau sua capacidade em se tornar resiliente, o que está intimamente ligado ao aparecimento do ser doente.
Já dizia Dr. Bach¹ que para se atingir a cura era necessário no primeiro momento o tratamento do perfil de personalidade do indivíduo, e assim, qualquer que fosse o desequilíbrio as chances de cura aumentariam.
Todo ser humano possui a capacidade de criar situações positivas e negativas em sua vida, a maneira como ele enxerga suas experiências durante seu desenvolvimento é que poderá determinar comportamentos e situações repetitivos em seu momento de vida atual. Mas como reconhecer isto?
Uma prática muito utilizada é o exame da íris, a Iridologia. A Iridologia² é um método de diagnose que permite reconhecer alterações funcionais do organismo, debilidades hereditárias bem como compreender questões emocionais pertinentes a história de vida de cada indivíduo.
Este estudo só é possível através de mudanças que ocorrem nas fibras da íris, permitindo uma abordagem preventiva, tratando-o antes mesmo que o indivíduo adoeça em alguns casos.
Através deste estudo é possível compreender se o indivíduo realmente possui determinado tipo de fragilidade ou se tal desequilíbrio foi manifestado em seu organismo a partir dos hábitos de vida adotados pelo mesmo. A partir do momento da identificação da origem destes desequilíbrios, a abordagem terapêutica é permitida em todos os seus âmbitos: físico, mental, psíquico e espiritual.
Em hipótese alguma a Iridologia substitui o tratamento médico ou de qualquer outro profissional na área da saúde, pelo contrário, fornece informações para auxiliar em um diagnóstico mais preciso.
Auxilia o profissional que realiza o estudo, que no caso eu como Naturóloga, a amenizar os sintomas apresentados pelo indivíduo como também fornecer informações para um tratamento multiprofissional aumentando as possibilidades da cura do indivíduo.
Você também pode gostar
E quando digo a cura, é sempre partindo do pressuposto de que a resposta já está dentro de nós, apenas precisamos de ferramentas que permitam o autoconhecimento para que possamos acessar nossos potenciais curativos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- HOWARD, Judy. Os remédios Florais do Dr. Bach – Passo a Passo, Guia completo para prescrições. Editora Pensamento. São Paulo, 2011.
- BATELLO, Celso. Iridolodia e Irisdiagnose- O que os olhos podem revelar. Editora do Autor. Santo André, 2009.