Uma pesquisa realizada por Peter Diamandis, fundador da Singularity University, na Califórnia (EUA), nos relata que nunca vivemos em uma época de tantas oportunidades no nosso planeta.
A pesquisa explica a questão que deve estar na maioria das mentes das pessoas: mas, se tudo está mudando para melhor, por que então só há más notícias nos jornais e o sentimento é de que estamos nos afundando na areia movediça?
A culpa é do nosso cérebro! Graças a um mecanismo de defesa comandado por uma parte do cérebro, chamada amígdala cerebral, somos direcionados a dar mais atenção a tudo aquilo que representa uma ameaça à nossa sobrevivência. É assim desde nossas origens. Todos os acontecimentos soavam como uma sentença de morte. Sendo assim o nosso cérebro se acostumou a esse mecanismo alarmista e nos orienta até hoje a preferir sempre “ver o copo mais vazio do que cheio”.
Para burlar esse sistema, temos de ser mais espertos do que o nosso próprio cérebro. Já que estamos falando de otimismo, aqui vai uma boa notícia: dá para trocar a escuridão das cavernas pelo brilho do sol.
Nossa tendência natural é ver o lado ruim das coisas. Mas podemos escolher: ficar com a má notícia ou procurar saídas.
Ser pessimista é deixar que o medo do pior bloqueie a busca de soluções. Isso não pode ser confundido com o ato de analisar os pontos negativos e riscos da situação. Informar-se é sempre prudente, mesmo que a análise só gere informações ruins.
Existe uma espécie de pessimismo positivo, que é quando projetamos o pior cenário a fim de evitá-lo. Existem pessoas que funcionam desta maneira, e até poderíamos chamar esse estilo de otimismo pragmático. Neste caso, trata-se de um falso pessimista.
Temer riscos é normal, mas, muitas vezes, as pessoas buscam uma notícia ruim só para deixar de encarar um desafio. Analise-se. Se sentir que você está se sabotando, procure informações positivas para equilibrar a balança. Ao contrário é só preguiça. Preguiça não é doença, mas estado de espírito.
Se olhar para o futuro e ver uma luz no fim do túnel não está funcionando para reverter sua falta de estímulo, tente olhar para o mesmo túnel e imaginá-lo em completa escuridão. O futuro virá de qualquer jeito. Melhor com luz, certo?!
Adote uma frase para a sua vida, como por exemplo: “Não existe derrota para quem não desiste da luta”. Trace um plano e entre em ação. Faça ajustes temporários. Tente diversas maneiras. O foco deve ser melhorar a situação.
Você também pode gostar
Não conte com o otimismo coletivo para começar a agir. As pessoas são diferentes e vivem diferentes contextos. Portanto, não deixe o pessimismo alheio te influenciar. Saiba o que esperar de cada parceiro, independentemente do astral deles.
Se você deseja mudanças significativas em sua vida e não sabe por onde começar, o Coaching é uma solução e pode te ajudar.
Sucesso! Felicidades! Vamos em frente!