Cromoterapia Saúde Integral

Significado da cor rosa: entenda o que essa cor transmite

Imagem da cor rosa
ewxy de pixabay / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O que torna a sua cor preferida mais especial que as outras? Talvez você imagine que este tom te agrada mais, e que não existe nada específico por trás disso. Porém, se pensar mais sobre a questão, vai começar a observar as sensações que tal cor estimulam em você. Elas fazem o seu corpo ficar mais alegre? Mais relaxado? Mais concentrado?

Normalmente, olhamos para as cores sem pensar no efeito que elas exercem sobre nós. Mas a psicologia das cores nos mostra que, mesmo que não tenhamos consciência de como a nossa mente traduz os tons que vemos, eles podem afetar de forma significativa como nos sentimos.

Esta teoria explica que o cérebro humano é capaz de interpretar as cores de um jeito que elas se transformam em diferentes sensações. Sendo assim, uma cor pode trazer mais energia, mais calma, mais irritabilidade, mais apetite ou mais criatividade. Por esse motivo, a decoração de interiores, o marketing e o cinema utilizam a psicologia das cores.

Talvez você já tenha usado a psicologia das cores, quando pesquisou o significado de algum tom específico. Essa teoria está presente até em eventos importantes da vida de uma pessoa, como em um casamento. Não é por acaso que a noiva está vestida de branco na maioria dos casos, não é?

Considerando o poder que a psicologia das cores pode exercer na sua vida, preparamos um conteúdo que vai te ajudar a saber mais sobre ela. A seguir, desvende os detalhes sobre a cor rosa. A partir disso, compreenda como ela impacta a sua mente, o seu corpo e o seu espírito.

Significado da cor rosa na psicologia

Na psicologia, o rosa é uma cor muito ligada às emoções de uma pessoa. Símbolo da juventude, da feminilidade, da infância, de um amor recente e da amabilidade, o rosa é mais suave que o vermelho, destacando o carinho, o respeito e o afeto que existem ao amar outra pessoa. O desejo e a paixão, por outro lado, ficam por conta do vermelho.

A cor rosa também é utilizada em referência à perfeição. Ela vibra sofisticação, elegância, boa educação, introspecção e tranquilidade. Portanto, todas as características relacionadas ao rosa se expressam de um jeito mais contido, sereno e reservado, sem toda a intensidade que outras cores oferecem.

Outro aspecto importante da cor rosa é que ela estimula o diálogo, a tolerância e a ternura. Em contato com esse tom, é possível que uma pessoa se sinta mais sensível e com mais facilidade para compartilhar os próprios sentimentos. A empatia e a compreensão são especialmente motivadas pela cor rosa.

Ainda que o rosa traga uma ideia de romantismo e de delicadeza, a cor pode causar sensações negativas quando utilizada de forma exagerada. Se esse for o caso, é possível que se construa um bloqueio ao demonstrar as próprias fragilidades e ao conversar com outras pessoas, transmitindo uma imagem rígida e distante.

Significado dos tons de rosa

Imagem de flores rosas, cada uma com um tom diferente
ValaGrenier de Getty Images Signature / Canva

O significado da cor rosa na psicologia pode se transformar de acordo com o tom que ela apresenta. Surpreenda-se com as diferentes possibilidades de interpretação:

Rosa claro: pode ser utilizado para fazer referência ao amor, ao romantismo e ao diálogo, sempre com boas intenções.

Rosa médio: muito utilizado em produtos infantis, relaciona-se com o universo de fantasia, de sonhos e de doçura.

Rosa escuro: é mais indicado para a sedução e para o romance entre adultos, podendo ser associado à sensualidade.

O rosa na espiritualidade

Na espiritualidade, os significados da cor rosa são diferentes dos significados que esse tom apresenta na psicologia das cores. Os simbolismos associados ao tom são ainda mais distintos quando comparamos a simbologia do rosa na espiritualidade ocidental e oriental.

No Ocidente, o rosa é visto de forma muito positiva pela espiritualidade. É uma cor que se relaciona com o otimismo, com a alegria, com a felicidade e com as boas notícias. Além disso, o rosa seria capaz de iluminar os pensamentos de uma pessoa, afastando a negatividade dela.

Ainda, o rosa pode simbolizar a esperança na espiritualidade do Ocidente. Por essa perspectiva, a cor estimula a segurança e a confiança em relação ao futuro, sem abrir espaço para outras preocupações relacionadas a isso. Inclusive, a raiva e a agressividade podem ser atenuadas pelo tom.

Por outro lado, de acordo com a espiritualidade oriental, o rosa pode ser uma cor muito negativa, que simboliza o ódio e o sentimento de abandono. O tom também se relaciona com o desejo de vingança, que vai contra tudo o que a fé e o autoconhecimento pregam. Sendo assim, o rosa pode distanciar as pessoas umas das outras, cultivando emoções muito negativas.

Ao mesmo tempo, quando utilizada de forma consciente e equilibrada, a cor rosa é muito útil para a espiritualidade. Ela favorece a prática do perdão e o início de novos ciclos, fortalecendo as relações humanas com delicadeza, carinho, afeto e compreensão. É uma cor importante quando consideramos que a espiritualidade preza pela gentileza e pela gratidão, em todos os aspectos.

Como e quando usar rosa

Imagem de travesseiros e uma cama com lençóis e fronhas cor de rosa
AnikaSalsera de Getty Images / Canva

Tudo que você aprendeu sobre a cor rosa vai te ajudar a entender como e quando ela pode ser utilizada no seu cotidiano. Afinal, do que adianta a teoria se ela não puder ser transformada em conselhos práticos para tornar a sua vida mais prazerosa?

Em primeiro lugar, você pode utilizar a cor rosa na hora de dormir. Uma roupa de cama em rosa claro ou um pijama nesse tom vai te ajudar a relaxar e a limpar os seus pensamentos, para evitar que as preocupações acumuladas ao longo do dia tirem o seu sono. Um arranjo de flores dessa cor também vai cumprir esse papel.

Mas o rosa não serve apenas para o relaxamento. Na verdade, você pode usar essa cor no seu ambiente de trabalho. Sempre que for necessário ter uma conversa difícil com algum colega de profissão, ou quando precisar dialogar com um público, por exemplo, acrescente algum elemento rosa na mensagem que você vai enviar. Até um peso de papel de quartzo rosa já vai tornar a comunicação mais fluida e afetuosa.

Ainda assim, o maior auxílio que a cor rosa pode prestar para você é nas suas relações pessoais, sobretudo nas relações amorosas. Por ser um tom que facilita o sentimentalismo, o diálogo e o romance, você pode investir em presentes (cartões, roupas) nessa cor.

Caso esteja precisando fortalecer a conexão entre você e a pessoa amada, é uma boa dica colocar fotos de vocês em porta-retratos com tons de rosa. Dessa maneira, olhar para as imagens com o efeito da cor rosa ao redor trará mais gentileza na hora de conversar e mais carinho ao pensar na relação.

Cromoterapia na decoração

Outro jeito de incorporar a cor rosa no seu cotidiano é por meio da cromoterapia, aplicada na decoração de ambientes. Isso porque a cromoterapia baseia-se no uso direcionado de uma cor para trazer mudanças no bem-estar de uma pessoa, seja físico ou mental. Então, o uso direcionado da cor rosa em um ambiente pode trazer efeitos surpreendentes.

Se você pintar as paredes de um cômodo da sua casa de rosa, por exemplo, desde que seja um tom claro, é possível que as pessoas sintam aconchego e acolhimento ao entrar nele. É mais indicado que o quarto do casal seja desse tom, ou a sala de estar. Sendo um lugar onde costumam acontecer conversas e carinhos, o sucesso é garantido.

Caso você não queira pintar as paredes de rosa, ainda pode incluir elementos nesse tom em qualquer um dos cômodos do seu lar, inclusive no seu escritório. Um peso de papel, um porta-canetas, uma caneca e algumas almofadas são detalhes que tornarão a sua rotina mais leve e prazerosa.

Talvez você tenha medo de usar rosa na decoração e tornar o ambiente infantilizado ou muito feminino, já que essa cor é associada às mulheres, pelo patriarcado. No entanto, essa preocupação pode ser solucionada com tons mais sóbrios de rosa, como o rosa antigo. Inclusive, uma penteadeira nessa cor poderia estimular ainda mais a sua autoestima.

Significado da cor rosa no Ano-Novo

Imagem de duas taças com gliter dourado uma fita dourada de festa em um fundo cor de rosa
ASIFE de Getty Images Pro / Canva

Além de usar o rosa no seu dia a dia e na sua decoração, você pode usar o rosa no Ano-Novo. O motivo disso é que o Brasil é conhecido pela tradição de aproveitar as vibrações de uma cor na hora da virada, garantindo que essas energias durem o ano inteiro que está prestes a começar.

Se você quiser investir em uma roupa, em um acessório ou em uma maquiagem rosa, os meses seguintes serão repletos de amor. E não é um amor só no sentido romântico. É o amor-próprio, o amor pelos seus amigos, o amor pelo seu trabalho. Você vai ver ternura e carinho em tudo que faz e vive, preenchendo seu coração até com os detalhes mais simples de cada dia.

Você também pode gostar

Ao mesmo tempo, o rosa pode estimular a sua comunicação, a sua sensibilidade e a sua capacidade de se conectar com outras pessoas. Se você ainda não tem um grupo de amigos ou ainda não vive um amor, é possível que a cor te traga os mecanismos necessários para alcançar esses objetivos.

Considerando as informações que apresentamos sobre a cor rosa, você pode incluir esse tom em cada aspecto da sua vida, colhendo as melhores vibrações que ela pode oferecer. Lembre-se de continuar estudando tudo que as cores podem lhe trazer, para aproveitar os benefícios de cada uma delas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br