As cores têm características, espectros e significados conforme sua função e utilização. A linguagem é ampla porque as cores nos trazem emoções, fisiologicamente provocando sensações diferentes e de caráter individual tanto para humanos quanto para os animais.
Elas estimulam o nosso cérebro e, sem perceber, podemos acessar uma memória de cheiros, objetos e sentimentos por meio delas. Este tema é bastante rico e a psicologia das cores apareceu para ajudar a entender um pouco desse mundo colorido. Nos estudos do filósofo grego Aristóteles, ele mencionava que as cores são propriedades dos objetos e que só eram vistas quando a luz refletia sobre eles. Com o passar do tempo, outros filósofos acentuaram seus estudos e identificaram que as cores iam além de um fenômeno óptico.
Ao analisar o perfil de alguém levando em consideração seus hábitos, atitudes, cultura e gostos, é possível traçar cores que melhoram o seu desempenho ou criar mudanças positivas buscando qualidade de vida e boa convivência dentro da sua residência ou no ambiente de trabalho, pois as cores refletem no ambiente como um termômetro.
No âmbito das terapias integrativas, a cromoterapia é um tratamento que utiliza ondas emitidas pelas cores. Assim como na psicologia das cores cada cor traz uma sensação diferente, na cromoterapia as cores agem com funções diferentes, alinhadas a cada chacra ou órgão da pessoa. A utilização correta dessa terapia traz equilíbrio físico e mental, dissipando doenças das mais diversas.
[…]Alguns significados interessantes de algumas cores:
Azul: paz, celeste, confiança, fantasia
Vermelho: sexual, paixão, aumenta os batimentos cardíacos
Você também pode gostar
- Aprenda o significado das cores e saiba como elas influenciam sua saúde
- Entenda como o seu cérebro trabalha para identificar as cores
- Use as cores certas na sua casa ou no seu trabalho para atrair positividade
Amarelo: iluminação, cautela, amizade
Laranja: criatividade, energia
Verde: calma, tranquilidade, saúde
Roxo: cura, proteção, luxo