Esse poema foi criado quando iniciei uma nova trajetória profissional: a Educação Infantil.
Criança
Toda criança
avança
em sua andança
Ela traz na herança
a dança
a festança
a comilança.
A criança com trança
faz a mudança
de nosso coração
como do inverno para o verão.
Toda a criança
traz a confiança
e a esperança
de um mundo melhor.“
Já lecionei em Ensino Fundamental 1 e 2, em Ensino Médio e até mesmo em Graduação em Artes Visuais.
Esse ano me desafiei a descobrir novos caminhos para um bem maior. Escolhi a Educação Infantil, tão pequenos, tão frágeis e tão ávidos pelo conhecimento, todo tipo de conhecimento.
Esses conhecimentos não se prendem somente ao conhecimento pedagógico, eles se baseiam em conhecimentos para a vida, para um desenvolvimento psíquico, motor, pedagógico e, por que não?, pessoal. Há muito caminhos que podemos destrinchar na Educação Infantil.
Ao escolher esse desafio, me encantei… pois os olhos de cada criança esperando esses conhecimentos despertaram em mim algo que não conhecia ou que estava adormecido. Percebi o quanto é gostoso estar ao lado deles e ajudá-los a descobrir a vida — descobertas essas que surgem a partir de experimentações da natureza, de sons, visual, de texturas, de sabores e aromas, incluindo experiências táteis.
Você também pode gostar:
- Confira os poderes da criança interior na sua vida
- Entenda como lidar com a agressividade das crianças
- Desvende como identificar uma criança índigo
Deparei-me um dia com sorrisos de uma turma de 4 anos ao perceber que as tintas se misturam formando outras cores. Fui embora com esses sorrisos na memória e, chegando em casa, comecei a escrever algo. Não sabia que se transformaria em um poema, mas, quando percebi, ele já estava pronto. E assim quero dividi-lo com vocês. É curto; porém com todo amor que surgiu em mim nesse novo desafio.